A fibra óptica é a solução mais avançada para internet banda larga residencial no Brasil. Entenda como funciona e porque é tão rápida e estável.
A fibra óptica é uma tecnologia para transmissão de dados em velocidades próximas à da luz. São pequenos fios que têm uma série de proteções contra interferências magnéticas e elétricas.
Um dos usos mais comuns dessa tecnologia é nas redes de internet domésticas. Suas características a tornam capaz de oferecer altíssimas velocidades de forma estável. Em geral, a qualidade de conexão é superior a outros modelos de banda larga.
Apesar das qualidades, é uma infraestrutura complexa: os fios são bastante sensíveis, devido à sua relação particular com a luz, e necessitam de uma instalação cuidadosa e especializada.
Hoje você conhecerá tudo sobre a fibra óptica! Continue lendo para conhecer as aplicações, entender porque ela é popular em todas as partes do mundo, e quais são as tecnologias que a fazem funcionar.
O que é fibra óptica?
Fibra óptica é o nome de um fio extremamente fino, com grande capacidade de transmissão de informações. É como um fio de cabelo, capaz de conduzir luz com extrema eficiência e qualidade.
A fibra é uma excelente condutora de luz, capaz de transmitir imagens e dados de uma extremidade à outra com grande rapidez, e sofrendo pouca interferência de meios externos.
A tecnologia tornou-se popular no Brasil recentemente, mas é muito antiga. Ela chegou ao país em 1977, por intermédio de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No início, não funcionava em longas distâncias, pois havia muita perda de luz e calor durante o trajeto da informação pelos cabos. Mas, desde a década de 1980 tornou-se uma solução eficaz e estável para transmissão.
Inclusive, existem diversos cabos de fibra óptica no fundo do mar. Eles garantem conexões a longas distâncias, sem degradações no sinal ou na qualidade das informações. Boa parte das conexões globais se devem a essa estrutura. Um dos cabos mais longos sai da Alemanha e vai até a Coreia do Sul.
Para você ter uma ideia da qualidade da conexão: as velocidades mais rápidas de internet já registradas funcionam por fibra óptica. Cientistas foram capazes de transmitir informações 4,5 milhões de vezes mais rápido do que a internet convencional, e conexões chinesas já alcançam mais de 1 TERA de velocidade.
No Brasil, a fibra óptica é mais conhecida por sua aplicação em redes domésticas, por meio de provedores como a Ligga.
Como funciona a rede de fibra óptica?
A fibra óptica é composta por um núcleo e uma camada externa. Elas se comportam de forma diferente em relação à luz e, juntas, possibilitam um fenômeno chamado reflexão total interna.
Para entender os detalhes, é necessário entender alguns conceitos de física, como refração e reflexão. Mas, em resumo, funciona assim:
- Os dados são convertidos em sinais luminosos;
- Essa luz entra na fibra óptica, mas não consegue sair. A luz “bate” na camada externa e é refletida de volta para dentro;
- Aí acontece a reflexão total interna, que faz a luz viajar longas distâncias sem perdas, pois não há por onde ela sair;
- A luz se propaga ao longo da fibra, até ser convertida novamente em dados;
- Os dados são enviados e processados em servidores.
Além destes componentes, há camadas de proteção contra possíveis danos mecânicos, como impactos, torções ou dobramentos.
O resultado prático desta estrutura é uma internet de alta velocidade. Existem redes com diversos fios de fibra óptica, que oferecem internet de alta velocidade a casas e empresas de diversas regiões.
Quais são os tipos de fibra óptica?
Existem dois tipos de fibra óptica: monomodo (SM) e multimodo (MM). Cada uma tem características, aplicações e limitações específicas.
Veja os detalhes abaixo:
Cabo de fibra óptica monomodo (SM)
Este tipo de cabo tem apenas um caminho para propagação da luz. Ou seja, o sinal viaja praticamente em linha reta, com pouco reflexo nas paredes internas da fibra.
Assim os dados podem viajar por longas distâncias e com poucas perdas de informação, o que facilita transmissões em longas distâncias.
Uma de suas principais limitações é a dificuldade em fazer emendas. O núcleo é bastante fino, o que requer precisão para produzir e fazer a manutenção.
Cabo de fibra óptica multimodo (SM)
Os cabos multimodo oferecem diversos caminhos para propagação de luz. Ocorre maior reflexão, o que pode causar dispersão do sinal e perda de qualidade em distâncias maiores.
Por isso, é usada para transmitir informações rapidamente em distâncias curtas.
Apesar destas limitações, este tipo de cabo tem vantagens relevantes em relação à monomodo. Os aparelhos para transmissão e recepção de sinal são relativamente mais econômicos. Além disso, a manutenção é mais simples, pois o núcleo é relativamente maior.
Para que serve a fibra óptica?
A fibra óptica pode ser usada para qualquer tipo de serviço que depende de transmissão de dados ou de luz para funcionar corretamente. São aplicações diversas, que incluem desde internet até exames médicos por imagem.
Os principais usos da fibra óptica incluem:
-
- Serviços de internet banda larga com baixa latência e alta taxa de transmissão de dados;
- Redes fechadas, para conectar servidores e data centers;
- Cabos submarinos para conexão entre diferentes continentes;
- Exames médicos, como de endoscopia;
- Uso industrial, incluindo medição de temperatura;
- Iluminação para projetos personalizados de decoração e arquitetura.
Qual a diferença entre internet comum e a fibra óptica?
As principais diferenças estão relacionadas com os métodos de transmissão de dados. Isso influencia as tecnologias envolvidas, valor do serviços, qualidade de conexão e estabilidade do sinal.
Em termos de internet doméstica, a fibra óptica é sempre a melhor escolha. Entenda o porquê:
- Os cabos de fibra óptica oferecem taxas de transmissão mais rápidas e estáveis;
- A fibra óptica é capaz de alcançar velocidades mais altas para upload e download de informações;
- O tempo de resposta no envio e recebimento de dados é muito superior na fibra óptica;
- As conexões por fibra óptica são mais estáveis e confiáveis, pois estão menos sujeitas a interferências;
- Em geral, esta qualidade se reflete em custo maior do que outros tipos de conexão banda larga.
Quais são as vantagens e desvantagens da fibra óptica?
A fibra óptica oferece uma série de vantagens e desvantagens para uso empresarial e doméstico.
Também há uma série de desafios relacionados para os provedores de serviço, como a Ligga. Por um lado, oferecemos internet estável e com excelente custo-benefício. Por outro lado, temos o desafio de realizar a manutenção da infraestrutura, o que nem sempre é simples se comparado a outras modalidades.
Ainda assim, as vantagens da fibra óptica se sobrepõem às suas desvantagens. Justamente por isso ela é a opção mais relevante de internet banda larga no Brasil.
Vantagens da fibra óptica
Os principais benefícios associados à fibra óptica são:
- Altas velocidades de transmissão;
- Baixa latência;
- Grande largura de banda (ou seja, capacidade de transmissão);
- Resistência à interferências;
- Baixa degradação do sinal;
- Durabilidade e segurança;
- Menor custo de manutenção a longo prazo.
Para quem usa o serviço como cliente, as principais vantagens são:
- Velocidades de internet muito mais rápidas;
- Conexão sem interrupções;
- Suporte para múltiplos dispositivos conectados simultaneamente;
- Ideal para streaming em alta definição;
- Permite jogar online sem lag;
- Possibilidade fazer videochamadas sem travar;
- Tende a apresentar poucos problemas técnicos com o passar do tempo.
Desvantagens da fibra óptica
As desvantagens da fibra óptica estão relacionadas às características físicas do filamento. Ou seja, elas impõem desafios para implementação da infraestrutura, mas não afetam o cotidiano de quem usa a internet.
As principais desvantagens são:
- Custo inicial alto de instalação;
- Necessidade de especialização técnica para lidar com a fibra óptica;
- Limitações de flexibilidade em certos tipos de instalação;
- Menor disponibilidade em comparação com conexões em cabos “convencionais”;
- Custo elevados para reparo de cabos danificados;
- Sensível a danos físicos, como dobramento excessivo;
- Necessidade de ser instalada no subsolo, ou, pelo menos, muito próxima do chão.
Do ponto de vista do consumidor, as desvantagens são mínimas e estão relacionadas principalmente com disponibilidade e preço. Veja abaixo:
- Apesar de oferecer o melhor custo-benefício, é uma opção mais cara do que outros tipos de conexão, como ADSL;
- Nem sempre está disponível longe dos grandes centros urbanos, devido à complexidade de instalação dos cabos;
- Mesmo em cidades em que há disponibilidade, os cabos podem não alcançar todos os bairros;
- Por conta disto, nem todos os provedores oferecem serviço de internet por fibra óptica de alta qualidade.
Qual é a velocidade da fibra óptica?
A internet de fibra óptica tem uma capacidade altíssima, mas que nem sempre é alcançada. Por isso, é complicado responder essa pergunta: a fibra óptica tem capacidade de transmitir vários TERA por segundo, mas nenhuma conexão doméstica chega a essa velocidade no Brasil.
Veja abaixo as velocidades de fibra óptica em diferentes aplicações.
Pesquisa e Desenvolvimento
Em laboratório, cientistas foram capazes de alcançar velocidades de mais de 300 TERA em 2024. Isso é o equivalente a baixar 1800 filmes em HD em um segundo!
A questão é que estas velocidades são puramente “teóricas”, impossíveis de alcançar para uso doméstico. Chegar a esses resultados depende de tecnologias e condições altamente específicas e que ainda não estão disponíveis em larga escala.
Por exemplo, os cientistas têm infraestruturas de rede cuidadosamente planejadas para alcançar velocidades fora do normal. Eles não precisam se preocupar com largura de banda, modelos antigos de modem, excesso de tráfego, ou manutenção de cabos.
Esta velocidade recorde de 300 TERA foi possível emitindo sinais infravermelhos para o núcleo da fibra óptica. Foram usados equipamentos específicos para transmitir, receber, converter e processar os dados.
Fibra óptica em outros países
A velocidade da fibra óptica é diferente dependendo do país. Isso acontece por causa da infraestrutura geral de cada país. Por exemplo, a “rede geral” dos Estados Unidos suporta velocidades de 100 a 400 GIGA.
No fim de 2023 a China fortaleceu sua estrutura de backbone para criar uma conexão de fibra óptica de 1 TERA por segundo. Seria o suficiente para baixar todo o catálogo da Netflix em meia hora!
Isto é feito através de uma estrutura de 3 mil km de cabos que atravessam o país de norte a sul.
Esta velocidade é liberada apenas para instituições muito específicas, como universidades ou grupos de pesquisa que precisam transmitir grandes volumes de dados com agilidade.
Fibra óptica para conexões domésticas
No “mundo real”, a velocidade por fibra óptica ainda é altíssima, mas muito mais modesta. A maioria dos provedores oferece velocidades de 700 MB a 1 GIGA. Está longe da capacidade total da fibra óptica, mas ainda é a opção mais rápida e estável para usar em casa.
Estas velocidades são o suficiente para a maioria das atividades “comuns”:
- Exibir páginas;
- Fazer download de jogos;
- Assistir streaming em alta qualidade;
- Jogar sem lag;
- Fazer videochamadas.
O que interfere na velocidade de conexão?
Estas diferenças tão grandes – de 300 TERA para 700 MEGA – acontecem por várias razões:
- Infraestrutura do provedor;
- Largura de banda disponível;
- Roteador e modem usados em casa;
- Configuração ou interferências na rede doméstica;
- Distância e obstáculos físicos entre o dispositivo e o roteador, em caso de conexões sem fio;
- Qualidade de cabos internos;
- Tráfego em rede.
Ou seja, por mais que a fibra óptica tenha as capacidades físicas necessárias para transmitir em alta velocidade, nem sempre o ambiente colabora para que isto seja possível.
Conclusão
A fibra óptica é a opção mais estável e rápida de internet para usar em casa ou em empresas. É uma tecnologia robusta, que não cai e permite que você navegue sempre com tranquilidade e eficiência.
Se você quer descobrir na prática porque a fibra óptica tem tanta qualidade, conheça os planos da Ligga! São diversas opções, para todos os tipos de orçamento e necessidades de uso, disponíveis em todo o Paraná.
Perguntas frequentes sobre a fibra óptica
Agora que você já conhece o funcionamento e sabe como ter essa conexão em casa, veja as respostas para as perguntas mais comuns sobre a tecnologia.
O que é rede de fibra óptica?
É uma rede em que dados são enviados e transmitidos por meio de cabos de fibra óptica, que oferecem alta velocidade e estabilidade. No Brasil, está disponível para uso doméstico por meio de provedores de internet, como a Ligga.
Onde se usa a fibra óptica?
Um dos usos mais comuns é para oferecer serviços de internet, mas a fibra pode ser utilizada para qualquer finalidade que dependa de transmissão de dados ou de luz. Por exemplo, em exames de imagem, como endoscopia, ou em projetos de iluminação de alto padrão.
Qual o preço da fibra óptica?
Em geral, é mais caro do que outras modalidades de internet, mas tem maior custo-benefício, pois a qualidade de conexão é incomparável.
Como é feita a fibra óptica?
É um processo delicado e muito preciso. O vidro é sintetizado para formar um cilindro sólido, que é aquecido e estirado em diversos filamentos. Este é o núcleo da fibra óptica. Depois, estes componentes são protegidos por uma camada plástica que os protege contra danos de impacto, como torções ou dobras.
Qual é a diferença entre fibra óptica e internet via rádio?
São tecnologias completamente diferentes: a via rádio usa ondas de rádio para transmitir dados entre antenas e aparelhos receptores, sem a exigência de cabos físicos.
Por isso, a velocidade é menor do que a fibra óptica. Além disso, a qualidade do sinal é prejudicada por obstáculos físicos, como árvores, ou condições climáticas, como chuva intensa.