O impacto da tecnologia na nossa vida é cada vez maior. A cada dia, novas possibilidades mudam a forma como trabalhamos, nos divertimos e nos relacionamos. No mundo do marketing, a criação de cada vez mais formas de comunicação fez com que a interação com o público se tornasse cada vez mais rápida, a ponto da criação do conceito de Real Time Marketing – ou marketing em tempo real.
Quer saber mais sobre essa ideia e como a tecnologia 5G tem acelerado esse processo? A Ligga preparou um conteúdo sobre Real Time Marketing para você saber exatamente o que ele é e suas vantagens.
O que é Real Time Marketing?
O conteúdo em tempo real é uma tendência crescente na atualidade, graças à evolução da tecnologia e às necessidades dos consumidores por informações atualizadas e relevantes.
Basicamente, Real Time Marketing é todo conteúdo produzido e compartilhado instantaneamente, permitindo que os usuários acompanhem eventos e tendências em tempo real. Alguns exemplos incluem:
-
Transmissão ao vivo de eventos esportivos e shows;
-
Atualizações de notícias;
-
Informações de trânsito;
-
Publicações e discussões em redes sociais;
-
Jogos em nuvem e realidade virtual;
Nada disso é novidade. Porém, antes da chegada do 5G, a quinta geração de tecnologia de comunicação móvel que oferece velocidades de conexão mais rápidas, esse tipo de conteúdo era mais suscetível a atrasos e sofria com baixa qualidade de imagem. A tecnologia 5G oferece velocidades de conexão significativamente mais rápidas e maior capacidade de rede, permitindo uma transmissão de conteúdo em tempo real de alta qualidade.
Quais são os pilares do Real Time Marketing?
-
Social listening: Consiste em monitorar e analisar os comentários nas redes sociais, as trending topics do Twitter e o Google Trends para identificar os temas em alta para que a empresa possa reagir rapidamente;
-
Timing: É a capacidade de entregar a mensagem certa, no momento certo. A empresa deve ficar atenta para saber a melhor hora para soltar a ação e mostrar que está antenada nas tendências;
-
Segmentação e relevância: É fundamental entender o público-alvo para apostar nas tendências e mensagens certas de acordo com seu nicho;
-
Canal: É importante entender quais os canais mais utilizados pelo público-alvo para entregar a mensagem através da rede certa, seja Instagram, Twitter, TikTok, e-mail, SMS, entre outras.
Como aplicar o Real Time Marketing?
O Real Time Marketing pode impactar as empresas de diversas formas. É possível, por exemplo, rastrear e responder rapidamente às tendências de conversação em mídias sociais, fornecer anúncios personalizados para clientes com base em sua localização e comportamento de navegação.
Outra possibilidade significativa é aproveitar o fato de que o Real Time Marketing se alia ao marketing sensorial, uma vez que otimiza experiências de realidade virtual que permitem que clientes experimentem produtos antes de comprá-los.
No entanto, como em qualquer estratégia de marketing, é importante seguir as melhores práticas para garantir que você esteja obtendo o máximo retorno sobre seu investimento. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a implementar uma estratégia de Real Time Marketing de sucesso:
1. Fique atento às tendências e eventos relevantes:
A chave para o Real Time Marketing é ser relevante e oportuno. Por isso, é importante ficar atento a eventos e tendências relevantes para o seu negócio e seus clientes. Isso pode incluir eventos esportivos, feriados, notícias importantes, entre outros.
2. Utilize as mídias sociais a seu favor:
As mídias sociais são uma excelente ferramenta para o Real Time Marketing, pois permitem que você se conecte com seus clientes de maneira rápida e eficiente. Utilize-as para publicar atualizações, responder a comentários e participar de discussões relevantes.
3. Seja criativo:
O Real Time Marketing é uma ótima oportunidade para mostrar sua criatividade e inovar. Não tenha medo de experimentar novas ideias e formatos de conteúdo que possam ser mais atrativos ao seu público.
4. Fique atento à privacidade dos clientes:
Lembre-se de que o Real Time Marketing envolve rastrear e responder às atividades dos clientes. É importante garantir que você esteja cumprindo todas as leis e regulamentos de privacidade aplicáveis.
5. Medir e ajustar:
Como em qualquer estratégia de marketing, é importante medir os resultados e ajustar sua estratégia de Real Time Marketing conforme necessário. Isso pode incluir ajustar seu calendário de publicações, testar novos formatos de conteúdo e avaliar a eficácia de suas campanhas.
Exemplos de empresas que utilizam o Real Time Marketing