• descrição resumida para o site todo

X

Qual a diferença entre VGA, DVI, HDMI, HDMI 2.0 e displayport?

08/08/2022 às 17:46

TECH

VGA, DVI, HDMI, HDMI 2.0 e displayport

Preparamos um guia para ajudar nas dúvidas sobre os diferentes cabos para transmissão de vídeo 

Existem vários cabos para fazer conexão entre dispositivos eletrônicos no mercado. Entre eles, separamos alguns dos principais para explicar a diferença de cada um e também para que servem. Confira a seguir! 

O que é padrão VGA? 

O VGA – Video Graphic Away é um padrão de gráfico de vídeo e é usado para conectar, por exemplo, o seu computador à sua TV, entre outros displays. Inventado pela IBM quase no fim da década de 80, capaz de reproduzir 256 cores e com resolução de 640X480 pixels, condenou os monitores monocromáticos e abriu precedente para as novas tecnologias de vídeo. 

O que é DVI? 

A Interface Visual Digital – DVI – e é um cabo parecido com o VGA, mas serve como conector que usa sinal digital para transferir imagens de uma placa de vídeo para monitores e TVs LCD. Foi desenvolvida por um conglomerado e teve como principal objetivo realizar o transporte de dados não comprimidos. A tecnologia é 100% digital, diferente da VGA, que é analógica. Desta forma, o DVI traz mais qualidade para monitores de cristal líquido. 

Como funciona o HDMI? 

Interface Multimídia de Alta Definição, o cabo HDMI é o mais famosinho entre os cabos de conexão. Ele é um transmissor de dados para aparelhos de alta resolução. Por exemplo, serve para conectar o seu videogame ou computador à TV. O HDMI é um padrão que vem sendo aprimorado desde 2003, ele tem versões desde a 1.2 até a 2.0. E no que elas diferem? Principalmente na largura de banda de transmissão das informações. 

Qual a diferença entre HDMI e HDMI 2.0? 

É uma versão melhorada do HDMI, que proporciona mais qualidade de áudio e resolução de imagem. Permite a exibição plena de conteúdo 4K mantendo 50 – 60 frames por segundo (FPS), fazendo deste padrão o ideal para jogos e filmes, além disso, incorpora 32 canais de áudio sem compressão. Não bastasse todo esse poder de fogo, ainda permite o suporte por controle remoto via HDMI, que permite a utilização de um controle para todos os dispositivos. 

Como funciona o Displayport? 

É um cabo padrão exclusivo para computadores desenvolvido pela VESA (Video Electronics Standards Association). Foi criado para ser um padrão aberto, sem a necessidade de um desenvolvedor ter de pagar royalties para colocar a interface em seu produto, portanto, não é encontrado em TV. 

A tecnologia vem sendo aprimorada desde a sua criação. Ele agrega alguns fatores, como menor consumo elétrico, alta capacidade de transmissão de imagem, 2560 x 1600 pixels (extensão do cabo deve ser inferior ou igual a 3 metros) em alta resolução e 8 canais de áudio. A tecnologia, por causa de sua baixa tensão 2V, permite que o Displayport seja integrado diretamente ao chipset, eliminando a necessidade de controladores externos ou circuitos especializados, barateando o custo e aumentando a rentabilidade. Por essas razões, Intel, Nvidia e AMD adotaram esse padrão. Mesmo assim, o HDMI continua a crescer e parece ser o preferido de várias empresas.

Skip to content