Modem e Roteador são dispositivos de rede que são usados para conectar aparelhos à internet. Ambos são importantes para garantir que você possa acessar a internet de forma confiável e rápida.
A seguir, preparamos um conteúdo sobre as duas ferramentas, explicando o que cada uma delas é, para que elas servem e quais são suas diferenças. Quer de tudo isso? Continue a leitura e aproveite!
O que é um modem?
Um modem é um dispositivo que é usado para converter sinais analógicos em digitais. O processo contrário, de quando um sinal digital passa para o analógico, também é bastante comum.
Para que serve um modem?
Ele é responsável por estabelecer a conexão de internet, seja por meio de uma linha telefônica ou cabo de fibra óptica. Também pode fornecer endereços IP dinâmicos para os dispositivos conectados.
O que é um roteador?
Um roteador é um dispositivo que é usado para encaminhar dados entre redes, criando um conjunto de sobreposição. Um roteador, geralmente, é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes.
Para que serve um roteador?
Um roteador é responsável por dividir a conexão de internet entre os dispositivos conectados à rede, incluindo computadores, smartphones, tablets e outros aparelhos eletrônicos.
Além disso, ele também pode ser uma ótima ferramenta de segurança ao ser configurado para bloquear acessos não autorizados à rede e fornecer endereços IP estáticos.
Qual a diferença entre um modem e um roteador?
A principal diferença entre um modem e um roteador é que o modem é responsável por estabelecer a conexão de internet, enquanto o roteador é responsável por encaminhar dados entre redes e dispositivos conectados.
Outra diferença notável está nas principais características de IP. O modem geralmente fornece endereços IP dinâmicos, enquanto que o roteador pode fornecer endereços IP estáticos.
Caso você ainda não saiba a diferença entre cada categoria de IP, temos aqui no blog Conecta um conteúdo exclusivo e completo sobre a ferramenta, explicando suas aplicações, diferenças e vantagens.
Em resumo, o modem é a porta de entrada da internet e o roteador é o encarregado de distribuir essa conexão para os dispositivos conectados na sua rede.
E quando temos o Modem + Roteador?
Na verdade, temos uma evolução dos aparelhos. É possível ter modem e roteador como equipamentos separados, cada um com suas responsabilidades, mas também é possível ter uma integração entre os equipamentos.
Além da responsabilidade de receber a conexão de Internet (lembre-se das funções do modem), ele também vai distribuir o sinal da Internet para os demais equipamentos que fazem parte da rede e fazer a distribuição dos pacotes de dados (agora temos as funções do roteador).
A fusão desses dois dispositivos é bastante benéfica para a sua experiência. Temos várias vantagens nessa integração de equipamentos, mas, as principais que decidimos trazer são:
1. Redução do número de equipamentos;
2. Ganha-se em espaço;
3. Economia de energia;
4. Velocidade aumentada;
5. A manutenção fica mais fácil.
Lembre-se: a eficácia do sinal não depende apenas do roteador. É preciso verificar o posicionamento do equipamento. Por isso, a dica é que você posicione o aparelho em um lugar que facilite a distribuição e o alcance do sinal wi-fi.
Colocar o roteador em um canto do cômodo distante dos demais equipamentos, a exemplo dos dispositivos móveis, computadores, TVs e videogames, pode causar a perda de sinal, logo, a transmissão e recebimento de dados serão prejudicados.
Por isso, é recomendável que o aparelho esteja posicionado no centro da casa. Assim, o sinal da rede é melhor distribuído para todos os cômodos. Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog Conecta!