
Embora pareçam semelhantes, esses dispositivos têm particularidades entre si. Confira
Dispositivos como hub, switch e roteador têm a função de conectar computadores em redes de internet, mas cada um faz isso de uma forma diferente. Olha só!
Hub
O dispositivo possui várias portas para conectar os cabos de rede de cada computador. Com isso, esse dispositivo interliga computadores de uma rede social. O hub recebe os dados de um computador e transmite para outro, que também está conectado em uma de suas portas.
A questão é: quando um pacote é recebido pelo hub, ele replica esse pacote para todas as suas portas, menos para a porta que recebeu o dado (flood). Isso causa uma perda de performance e, dependendo do tamanho da sua rede, não é um equipamento recomendado.
Já para a sua casa, devido ao baixo custo e número limitado de equipamentos, pode ser uma opção para aqueles que querem economizar uma graninha.
Switch
O switch é semelhante ao hub, mas com a diferença de que os dados recebidos de um computador serão enviados a outro computador de destino sem a necessidade de trafegar por todas as suas portas. O switch proporciona um canal de comunicação exclusivo entre o computador de origem e o computador de destino.
Roteador
O roteador possui a mesma função que o switch, mas com um pouco mais de inteligência. Afinal, esse dispositivo sabe escolher qual o menor caminho para enviar os dados aos seus respectivos destinos, com o objetivo de encaminhar os dados pelas redes menos congestionadas.
Mas afinal: qual a diferença entre eles?
O dispositivo Hub conecta computadores numa mesma LAN. O Switches consegue distinguir os computadores conectados a ele, sabendo para qual deles deve encaminhar uma informação. Já o roteador envia pacotes de dados entre LANs, atribui IPs e protege sua LAN.
Deu pra entender direitinho? Agora você sabe a diferença entre cada um.