TikTok e Instagram são duas das principais redes sociais de compartilhamento de vídeos. Ambas possuem recursos semelhantes, como a criação de vídeos curtos e dinâmicos.
Contudo, ainda sim, é possível notar algumas diferenças entre as duas plataformas, principalmente na estrutura dos reels. A seguir, descubra essas diferenças!
Qual a finalidade das duas redes sociais?
O TikTok foi originalmente criado como uma plataforma de vídeo curto, simulando outras plataformas antigas que fizeram sucesso quando tudo ainda era mato na internet.
Já o Instagram surgiu mais focado na experiência de rede social, e acabou entrando no embalo dos vídeos depois de perceber o crescimento acelerado do app vizinho depois da pandemia.
Quando o Instagram passou a usar reels?
O Instagram adicionou o recurso de Reels em 2020. Por isso, podemos dizer que os recursos de edição e de criação do TikTok, aplicativo mais antigo, ainda são mais avançados.
Por outro lado, não podemos deixar de lado a democratização dos vídeos que o Instagram possibilitou. Isso acontece porque sua ferramenta é mais prática e intuitiva.
Diferença entre os públicos
O TikTok é mais popular entre os jovens, enquanto o Instagram tem uma base de usuários mais ampla e diversificada. Isso, portanto, justifica a democratização que comentamos.
Outra diferença importante é que o TikTok, principalmente depois da pandemia, incentiva mais a participação do público na produção de conteúdo para a plataforma.
Conhecido por sua forte comunidade de conteúdo criativo, com usuários fazendo vídeos engraçados, dançando e cantando, o app não para de crescer, mesmo com uma concorrência de peso.
Contudo, não podemos ignorar que a pegada mais cômica e descontraída do aplicativo vizinho já chegou na plataforma. Hoje, a pegada das duas redes está mais parecida.
TikTok x Instagram: qual escolher?
O Instagram tem a vantagem de ter uma integração mais forte com outras redes sociais, como Facebook e WhatsApp, facilitando o compartilhamento e amplificação dos vídeos do Reels.
Além disso, a rede social oferece a possibilidade de monetização de conteúdo, o que pode ser uma vantagem para criadores que buscam ganhar mais dinheiro com suas criações.
O TikTok, porém, continua sendo uma excelente plataforma para criar e compartilhar vídeos curtos e divertidos, mas ainda se diferencia pelo seu público-alvo.
Enquanto o TikTok é a escolha ideal para criadores de conteúdo criativo, o Instagram é a escolha para aqueles que buscam uma plataforma mais profissional e ampla de alcance.
E você, qual das plataformas prefere? Independente do caminho que escolher, da sua finalidade e o tipo de conteúdo que vai fazer, escolha a melhor internet para gravar seus vídeos.