• descrição resumida para o site todo

X

Como criar um site? Passo a passo do que fazer

28/09/2022 às 13:50

TECH

Nós listamos o caminho que você deve seguir para criar um site mais otimizado e conseguir atingir seus objetivos na internet com mais assertividade 

Se você está começando ou já tem a sua empresa e quer inovar, ter o próprio espaço no mundo virtual – algo que vai além de páginas nas redes sociais – é fundamental. Por isso, hoje vamos te ensinar a criar um site do zero. Confira o passo a passo do que fazer no texto abaixo. Mas antes, entenda o que é essa ferramenta, como e porque ela vai contribuir para o seu negócio!  

O que é um site? 

O site nada mais é que o conjunto de páginas com diversos elementos gráficos e textuais. Podem ser preenchidos por imagens, ilustrações, elementos gráficos, vídeos ou qualquer conteúdo que sirva para enriquecer o espaço separado dentro de um determinado servidor de internet.  

Para que serve um site? 

Tudo vai depender do seu objetivo final. Pode servir, por exemplo, para quem procura aparecer mais na internet, busca reforço de marca ou quer ter uma presença maior nela para ganhar mais relevância; ou para quem tem uma meta mais comercial e precisa mostrar os produtos para vender mais.  

Como funciona um site? 

O site precisa ser hospedado dentro de um endereço eletrônico e é sempre acessado por meio da sua URL, que é, justamente, seu destino preestabelecido na hora da criação. E então, as informações do site, por segurança, ficam organizadas dentro de um banco de dados próprio.  

Qual a diferença entre site e blog? 

A verdade é que um complementa o outro. Enquanto que o site representa o geral, espaço onde ficam armazenadas todas as páginas criadas pelo desenvolvedor, o blog é uma dessas seções separadas para o compartilhamento de conteúdo, de preferência, sempre recorrente.  

Porque sua empresa deve ter um site? 

O site é como uma vitrine da sua empresa na internet. É só você pensar em todas as vezes que buscou o endereço eletrônico de uma marca do seu interesse. Por isso, estar presente nos blogs vai fazer com que o seu público te conheça mais e engaje melhor com o que o seu negócio propõe.  

Quais os tipos de site que existem? 

Embora exista na mente das pessoas uma ideia geral de como é a estrutura de um site, o marketing digital disponibilizou que outras formas de aparecer na internet surgissem. Por isso, nós vamos listar a seguir quais são os tipos de site que existem atualmente. Confira:  
  1. Landing Pages; 
  2. Hotsite; 
  3. Blogs; 
  4. Site Dinâmico; 
  5. E-commerce; 
  6. One Page; 
  7. Institucional; 
  8. Redes sociais. 
Agora que você já conhece os tipos de sites e porque eles devem ser criados e mantidos no ar por empresas, negócios ou pessoas que querem mais relevância na internet, vamos te mostrar o passo a passo para criar um totalmente do zero. Fique atento a todas as nossas dicas e aproveite: 

Passo a passo do que fazer na hora de criar um site: 

1. Primeiro, registre seu domínio 

Se você quer que as pessoas te procurem, precisa de um endereço para entregar a elas. O domínio é, justamente, um sufixo padrão que, de preferência, deve carregar o nome da sua organização para facilitar o caminho de quem vai te procurar. Veja o exemplo: Suaempresa.com.br  

2. Garanta a sua hospedagem 

Internet não é terra de ninguém. Você precisa de um domínio, ou endereço, e assim que o tiver, precisa pagar um aluguel pelo espaço concedido. Esse espaço é chamado de hospedagem. Como o próprio nome diz, é onde seu site vai ficar hospedado durante o tempo que foi acordado.  

3. Desenvolva o seu layout dentro de um construtor 

Agora, é hora de dar cara a sua “casa” alugada na internet. Para isso, você precisa ter em mente qual é o seu objetivo ali, o que vai oferecer para o usuário e ver se todas as características de design batem com o que você está propondo. Para essa criação, procure por construtores, ou seja, sites que façam isso por você. (wordpress, Wix, Locaweb, etc).  

4. Estruture seu site 

Agora, você vai precisar pensar em todas as seções que vai compor seu site. Pense no que você quer abordar, a quantidade que vai querer disponibilizar para todos os tipos de conteúdo, quantas páginas ele terá, etc. Só depois desse processo é que você vai começar a sua produção.  

5. Produza o conteúdo 

Agora sim. Depois de tudo pronto e pensado cuidadosamente, chegou a hora de colocar em prática todo o seu projeto. Não se esqueça de sempre escrever conteúdo otimizado, bem escrito e revisado para não dar ao seu público a sensação de estranheza. Entenda, no próximo tópico, porque otimização de conteúdo é importante!  

6. Deixe o seu conteúdo otimizado 

O trabalho de otimização de conteúdo pode ser entendido como a engenharia da internet. É aí que entra o processo de reavaliar toda a estrutura do seu site, dos textos inseridos nele e, principalmente, do conteúdo que é publicado no blog. Só assim o Google entende que o seu site é profissional, relevante e confiável, e aí você fica melhor ranqueado.  
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando blog da Ligga para receber outras dicas como essa sobre o mundo da tecnologia e suas ferramentas mais importantes!
Skip to content