
Além de ótimos para passar o tempo, os jogos que desenvolvem habilidades cognitivas estão ganhando espaço na área educacional
Existem muitas formas de treinar o seu cérebro e nada melhor do que fazer isso e se divertir ao mesmo tempo. Alguns tipos de jogos eletrônicos podem estimular o desenvolvimento cognitivo e aumentar a capacidade intelectual dos jogadores, não apenas para evoluírem no jogo, mas, também, nas atividades do dia a dia.
Veja sugestões de jogos que servem como exercícios para o cérebro, de forma com que você possa dedicar poucos minutos do seu dia para exercitá-lo.
1. Fit Brains Trainer
Para estimular a concentração, memória, velocidade de raciocínio e lógica por meio de diferentes tipos de atividades e sessões de treinamento. O jogo foi desenvolvido por Paul Nussbaum, um dos principais neuropsicólogos clínicos dos Estados Unidos e Professor Adjunto de Cirurgia Neurológica da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh.
2. Lumosity
Oferece mais de 25 jogos para o treinamento cerebral, projetado por um grupo de cientistas e designers com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento cognitivo. Nesse jogo, eles desafiam a sua memória, capacidade de atenção e muito mais, contando com uma variedade ampla de habilidades nos desafios.
3. Little Things Forever
Nesse jogo, você possui um cenário amplo, com formas elaboradas por vários objetos em miniatura. O seu objetivo é encontrar determinadas coisas nesse cenário, para treinar de uma maneira divertida o seu foco, agilidade mental e linguagem.
4. Peak
Aqui, você tem a opção de escolher qual tipo de habilidade quer treinar: foco, memória, agilidade mental, resolução de problemas, linguagem, entre outras. São 25 jogos disponíveis para você realizar o seu treinamento cerebral e ter uma análise do seu desempenho.
5. Palavras Conectadas
Uma excelente opção para quem gosta de treinar seu vocabulário. O jogo possui diferentes minijogos com palavras-cruzadas e adivinhação. O jogo também conta com modos que marcam o tempo, para tornar a experiência ainda mais desafiadora.
6. Jogo de Blocos de Madeira
Um jogo com o tempero de concentração e lógica, esse já nasceu um clássico. O foco desse jogo é encaixar os blocos em um tabuleiro 10×10, formando linhas ou colunas para eliminá-las, para assim, pontuar até que não haja mais espaço.
7. Einstein’s Riddle – Jogo de Charada Lógica
Neste jogo o objetivo é descobrir quais características pertencem a cada pessoa. Para isso, o jogador recebe dicas iniciais e, com raciocínio lógico, chegar à resposta. O público varia do novato ao profissional, com mais duas mil charadas disponíveis.
8. CodyCross – Palavras Cruzadas
Mais uma opção de jogos para testar e aumentar o vocabulário, neste o jogo o objetivo é descobrir as palavras em cada posição por meio de dicas. Conforme progride no jogo o usuário avança pelos mapas e a dificuldade aumenta. O jogo conta com vários idiomas, o que é uma boa opção para quem quer praticar um novo idioma.
Quais são os benefícios dos jogos de raciocínio?
Os jogos de raciocínio, além de ótimas formas de lazer, são excelentes para desenvolvimento das atividades cognitivas. Em geral, ao jogar esses jogos os usuários se tornam mais confiantes, desenvolvem organização, aumentam o foco, além de relaxar. Tudo isso de um jeito prático, pois os jogos podem ser acessados praticamente de qualquer lugar, em qualquer plataforma com ou sem acesso à internet.