• descrição resumida para o site todo

X

O que você precisa saber para se tornar um pro player?

01/09/2022 às 15:00

BUSINESS PLAY

três pro players jogando

Já faz um bom tempo que os games se tornaram uma plataforma para mudar de vida. Saiba tudo sobre o mundo dos jogadores profissionais de jogos digitais

Quem nunca sonhou em ganhar uma graninha jogando online? Principalmente quando era criança, que passava horas e horas em frente à telinha e pensando “eu poderia fazer isso a vida toda”.  

Para a maioria das pessoas esse é um daqueles sonhos bons que só ficam na imaginação, mas para muita gente essa realidade acontece e é muito mais que diversão e lazer. É claro, o prazer prevalece, mas dedicação, treino e uma boa saúde – principalmente mental – são elementos fundamentais. 

O que é ser um pro player? 

Pro player são gamers profissionais que jogam e participam de campeonatos e jogos online e ganham dinheiro com isso. Geralmente, são jogadores de alto nível, que treinam diariamente para melhorar e adquirir novas habilidades nos jogos. 

Como é a vida de um pro player? 

O cotidiano de um pro player é composto por tarefas diárias, como exercícios físicos, treinos individuais e em equipe, trabalho psicológico, planejamento de novas estratégias, revisão de jogos passados, entre outras atividades.  
Para conhecer um pouco mais desse mundo – mais real que a gente imagina – a Ligga conversou com Junior “Primo Panda” Biavati, gamer profissional e agente de outros gamers, que nos falou um pouco sobre sua experiência como agente especializado na área de jogos e tecnologia. Se você é ligado nesse universo e tem algum interesse em seguir carreira nesse meio, acompanhe a leitura. 
“Jogo praticamente tudo que me chamam pra jogar” 
Panda é um verdadeiro apreciador dos games, entre seus favoritos estão exemplos como League Of Legends (LOL), Rainbow Six Siege e Ovewatch. Além disso, ele possui mais de 700 jogos na Steam, todos for fun. No entanto, apesar de ser “profissa” nos jogos, sua praia ultimamente tem sido compartilhar seu conhecimento com os outros. “Eu ganho fazendo os outros se divertirem”. Com sua agência especializada na área, ele presta serviços como consultoria para empresas e eventos com realidade virtual, mostrando que disputar campeonatos não é a única maneira de ganhar a vida com games. 
“Não existe fórmula mágica para ser um jogador profissional” 
Quando perguntado sobre alguma dica ou conselho para quem pensa em seguir carreira nesse curioso universo, Panda respondeu: “Hoje agencio alguns jogadores na área e não existe fórmula mágica, é o velho clichê: treino, dedicação, treino, estudo, treino e compromisso”. O gamer ainda afirma que não é só habilidade que faz um bom jogador: “O que vejo muito hoje em dia é que todos querem o estrelato de um pro player, mas acham que isso tudo depende apenas do jogar bem”. Ele ainda ressalta a importância da disciplina com horários e saúde no processo de aprendizado e desenvolvimento como um jogador profissional: “Você tem que definir horários, se cuidar na parte física e mental”. Com um bom desempenho, um bom gamer começa a ganhar também visibilidade e fama no meio. Nesse momento, para Panda, é preciso manter um bom relacionamento com o público que acompanha você. “Ser apenas bom não garante seu sucesso, se você não souber tratar seus fãs, seus patrocinadores, etc.”  
E você? Tem interesse em seguir profissionalmente na área dos games? Não se esqueça de seguir as dicas do Primo Panda e traçar um bom planejamento. Afinal, jogo também é coisa séria! Com foco, dedicação e comprometimento você pode se tornar um pro player de sucesso. Depois desse papo deu até uma vontade de upar, né? 
Skip to content