
Saiba o que é uma resolução de imagem e o que ela interfere na qualidade do que é transmitido nos principais televisores!
A resolução 4k é uma unidade de medida em pixels que interfere diretamente na qualidade de uma imagem. Embora essa tecnologia esteja cada vez mais presente nos aparelhos de TV, pouca gente sabe qual é o valor numérico que ela atinge, suas vantagens e quais televisões a comportam. Por isso, criamos um conteúdo completo que responde a essa e a outras questões. Continue lendo para saber mais!
Qual é a resolução 4k?
A resolução de imagem 4K gira em torno de, aproximadamente, 3840 pixels na horizontal e 2160 na vertical. O pixel, a título de curiosidade e entendimento, é o menor elemento que está inserido em um dispositivo de exibição, e acaba sendo, também, peça fundamental na coloração de uma imagem digital de alta qualidade.
Quais as vantagens da resolução 4K?
A resolução 4K permite ao televisor transmitir imagens mais nítidas, com vibrações maiores e uma presença de cor muito mais intensa que o que as televisões convencionais conseguem. É por isso que o expectador ganha uma exposição mais rica em detalhes das imagens.
Como a resolução 4k interfere nas produções?
A evolução da tecnologia nos televisores fez com que os produtores de vídeos e filmes se atentassem ao desenvolvimento de conteúdos que se encaixem na resolução 4K. Em qualquer plataforma de streaming é possível perceber opções de conteúdo criado, especificamente, para comportar essa qualidade.
Qual a diferença entre as resoluções HD, Full HD, Ultra HD, 4K e 8K?
Agora que você já entendeu como funciona a medida de uma resolução, vamos te mostrar, a seguir, outros exemplos de definições que estão presentes nos televisores e quais são as suas principais diferenças, seja na proporção ou na qualidade da imagem. Confira!
HD (High Definition)
As telas de resolução HD são conhecidas, também, como telas de Alta Definição. Sua proporção é de 1280 x 720 pixels quase 1 milhão. Uma tecnologia assim é capaz de comportar imagens transmitidas em telas de formato WideScreen (16:9).
Full HD
Os televisores que comportam tecnologia Full HD transmitem o que há de melhor na qualidade das imagens em HD. Daí que vem o “full”, traduzido para o português, inteiro, cheio. Sua proporção é de 1920x 1080, uma quantia de quase 2 milhões de pixels. Monitores em formato 16:9 são bastante indicados.
4K ou Ultra HD
Mesmo que a proporção 3840 x 2160 seja a principal deste modelo de televisor, a resolução 4K possui algumas alternativas. Uma delas é a adotada pela Digital Cinema Initiatives, de proporção 4096 x 2160. Outra variação encontrada é a Ultra Wide HDTV, de 5120 x 2160 pixels.
8K
Essas telas conseguem comportar um número de pixels quatro vezes maior que as telas convencionais, e possuem uma resolução de 7680 x 4320 pixels. A categoria em questão também pode ser chamada de Full Ultra HD (FUHD) ou 8K UHD, e, por ser bastante maleável, é encontrada em diferentes tipos de tela.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para receber sempre atualizações sobre o mundo da tecnologia!