• descrição resumida para o site todo

X

O que é, como funciona e quais os tipos de transmissão de dados

07/08/2022 às 20:48

TECH

transmissão de dados, tipos de transmissão de dados

O mundo está cada vez mais conectado, mas você sabe como funciona a transmissão dos seus dados pela rede? Preparamos este material para tirar suas dúvidas sobre o tema 

Uma das grandes revoluções promovidas pela internet é o acesso quase que instantâneo a informações de qualquer lugar do mundo. Isso é possível pelo desenvolvimento constante de tecnologias de transmissão de dados. 

O que é transmissão de dados? 

A transmissão de dados, que também pode ser chamada de transmissão digital, ou comunicação digital, é o tipo de transferência de dados físicos que ocorre ao longo de um canal entre dois pontos ou mais. Os materiais usados para compor os canais podem ser: fibras ópticas, fios de cobre, canais sem fio, barramentos e equipamentos que armazenam dados.  

Como funciona a transmissão de dados?   

A comunicação de dados compreende um sistema em que uma mensagem é enviada, por um transmissor, por meio de um canal até um receptor. Essa mensagem pode ser interpretada pelo fato de o transmissor e o receptor compartilharem um protocolo. 
Para ser bem sucedida, uma transmissão contempla três princípios: entrega, confiabilidade e tempo de entrega. O primeiro princípio, a entrega, define que o sistema deve entregar os dados ao destino correto e somente a ele. O segundo princípio indica que o sistema deve garantir a entrega de todos os dados, sem modificação ou perdas. O último, mas não menos importante, é princípio que estabelece que o sistema deve entregar todos os dados em um tempo definido e finito. 

Quais os tipos de transmissão de dados? 

De modo geral, a transmissão de dados pode ser dividida em três categorias. A primeira, chamada Simplex, é composta por apenas emissor e receptor. A segunda, Half-duplex, se diferencia da primeira pelo fato de os dois pontos envolvidos poderem enviar e receber informações, mas de modo alternado. A terceira categoria, chamada de Full-duplex, semelhante à segunda, mas nesse caso os dois pontos podem enviar e receber dados simultaneamente. 
Além dessas categorias, que definem a direção do fluxo dos dados. As conexões para compartilhamento de dados podem ser divididas em dois tipos: as ponto a ponto, em que há um link dedicado entre os dois dispositivos. E as conexões multiponto, em que há vários dispositivos compartilhando um link. 

O que pode ocasionar falhas de transmissão de dados? 

Sempre que acontece uma falha de transmissão de dados, surge aquela dúvida: o problema está na minha rede de conexão ou não? Uma videoconferência que trava, um sinal de conexão baixo, mal funcionamento de um dispositivo móvel, tudo o que depende da transmissão de dados em geral pode sofrer com uma possível falha de transmissão. 
No caso dos serviços da Ligga, isso pode ocorrer pelos seguintes fatores: 
  • Wi-fi fraco ou ausente; 
  • Fibra óptica rompida na residência; 
  • Cabo óptico rompido na rua; 
  • Equipamento de borda da Ligga com problema; 
  • Equipamento da Ligga com problema; 
  • Cabo óptico rompido entre Curitiba e São Paulo ou equipamento do fornecedor de internet com problema. 
Para todos esses incidentes, você pode contar com nosso serviço de atendimento, no 0800 41 41 810. Caso seja necessário, um técnico pode ser designado para o seu endereço, ou se for um problema de área, uma equipe estará disponível para amenizar os impactos. 

Vale ressaltar, que alguns clientes conseguirão acessar alguns conteúdos porque a Ligga possui no seu Data Center um equipamento denominado cache, que armazena, local e temporariamente, conteúdos populares já acessados anteriormente – como páginas web, imagens, filmes e outros documentos – e o fornece de forma rápida quando novamente solicitado, sem necessitar de um acesso externo à Internet.

Skip to content