ADSL significa Assymetrical Digital Subscriber Line (Linha Digital Assimétrica para Assinante, em português). Essa tecnologia surgiu em 1989, como uma opção de ajudar a melhorar a conexão de internet. Como? Usando uma linha telefônica para a transmissão digital de dados em alta velocidade.
Antigamente, para acessar a internet você tinha que fazer uma ligação dial up, também conhecida como conexãodiscada. Isso podia levar uma vida, porque esse tipo de ligação suportava somente 56 Kbps (kilobites por segundo) e ainda deixava a linha telefônica ocupada.
Quais são os tipos de ADSL?
O ADSL: disponibiliza até 8 Mbps (megabytes por segundo);
E o ADSL 2+: disponibiliza até 24 Mbps (megabytes por segundo).
Vale ressaltar que essa tecnologia é assimétrica, assim como diz no próprio nome. Isso quer dizer que existe uma diferença entre a velocidade de download (recebimento) e upload (envio) de dados. Nesse caso, a velocidade de download, na maioria das vezes, acaba sendo superior a velocidade de upload.
O VDSL (Linha Digital de Alta taxa de bits para Assinante) é significativamente mais rápido que o ADSL e, também, é capaz de suportar HDTV enquanto o ADSL não consegue. Além disso, permite larguras de banda personalizáveis, enquanto o ADSL, não. Em comparação ao ADSL, o VDSL sofre de atenuação muito mais rápida. Por fim, o ADSL é a melhor opção para residências muito distantes do DSLAM, apesar de não ser tão difundido quanto ADSL.
Agora que você entende o que é ADSL e para que ele serve, Se Ligga em mais conteúdos do nosso blog!