Inspire-se com as histórias de força e determinação de mulheres inspiradoras.
A cada dia que passa, mais mulheres estão liderando projetos, alcançando grandes cargos, desenvolvendo tecnologias e inovando na forma de gerenciar, empreender e se comunicar.
Apesar de ainda enfrentarem desafios como a desigualdade de gênero, elas vêm conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento. É importante conhecer a história de algumas dessas mulheres que estão transformando o mundo com suas convicções e presenças marcantes.
Continue lendo o texto para se inspirar e reconhecer o impacto positivo que elas estão causando na história e na vida de tantas outras mulheres.
5 exemplos de mulheres inovadoras
Vamos apresentar cinco exemplos de mulheres inovadoras e inspiradoras. Suas contribuições são uma comprovação do poder e da importância da presença feminina em todas as áreas da vida.
- Malala Yousafza: pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz;
- Enedina Alves Marques: primeira engenheira negra do Brasil e curitibana;
- Luiza Trajano: transformou a Magazine Luiza em um dos maiores varejistas do país;
- Margaret Heafield: diretora de programação dos projetos Apollo, missão da NASA;
- Kamala Harris: primeira mulher e pessoa sul-asiática e negra a ser eleita para vice-presidente dos EUA.
Conheça uma breve história dessas mulheres inspiradoras
Malala Yousafza
Ver essa foto no Instagram
(Fonte/Reprodução: Instagram)
Uma ativista paquistanesa que se destacou por sua luta pela educação e por se tornar a pessoa mais jovem, com apenas 17 anos, a receber o Prêmio Nobel da Paz. Ela sobreviveu a um ataque dos Talibãs quando tinha 15 anos por manifestar-se contra a proibição do acesso à educação para mulheres em seu país. Foi utilizando um blog com pseudônimo que ela denunciou a situação e se tornou um símbolo internacional da luta pela educação. Malala é autora de seis livros que defendem a importância da leitura e da escrita para a formação de mulheres poderosas.
Enedina Alves Marques
(Fonte/Reprodução: Google)
Natural de Curitiba, foi a primeira mulher negra a se graduar em engenharia no Brasil, em 1945, pela Universidade Federal do Paraná. Ela também foi uma das fundadoras da Associação de Engenheiras e Arquitetas do Paraná, onde trabalhou para incentivar e apoiar a participação de mulheres negras no mercado de trabalho. Enedina teve uma carreira de sucesso, integrando equipes técnicas responsáveis pela construção de importantes obras no estado.
Luiza Trajano
Ver essa foto no Instagram
(Fonte/Reprodução: Instagram)
Empresária brasileira que fez a Magazine Luiza, loja de seus tios, ser uma das maiores varejistas do Brasil, com cerca de 900 lojas físicas. Ela liderou a empresa em uma transformação digital, tornando-a uma referência em e-commerce e em uma das mulheres empreendedoras mais bem-sucedidas do país. Além disso, comandou a abertura de capital da empresa na bolsa de valores em 2011.
Margaret Heafield
Cientista da computação e engenheira aeroespacial renomada nos Estados Unidos, é conhecida por ser a diretora de programação dos projetos Apollo da NASA. Ela liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento do software que controlou a nave Apollo 11, tornando possível a missão histórica de levar o homem à Lua.
Kamala Harris
Ver essa foto no Instagram
(Fonte/Reprodução: Instagram)
Advogada e política americana que entrou para a história em 2020 como a primeira mulher, negra e sul-asiática a ser eleita vice-presidente dos EUA. Antes disso, ela já tinha feito história como senadora e procuradora-geral da Califórnia. Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Kamala foi incentivada por sua mãe em ser a primeira a fazer muitas coisas. Seu maior feito foi quebrar barreiras históricas de representatividade e se tornar uma inspiração para mulheres e minorias em todo o mundo.
A importância da valorização da mulher no mercado de trabalho
Durante muito tempo, as mulheres tiveram que enfrentar muitos obstáculos para conquistar espaço na educação, no mercado de trabalho e em posições de liderança. Infelizmente, ainda hoje elas encontram barreiras para alcançar seus objetivos, seja por falta de oportunidades ou devido a preconceitos.
Quando as mulheres têm voz e são valorizadas, elas trazem uma diversidade de perspectivas e experiências que enriquecem a tomada de decisões, levando a soluções mais eficazes e contribuindo para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida de suas famílias.
Dia da Mulher: porque mulher pode ser tudo o que ela quiser ser
O dia 08 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza a luta das mulheres por direitos e igualdade de gênero. O dia também é uma oportunidade para celebrar a força, a beleza e a unicidade que cada mulher possui.
As mulheres são capazes, sim, de realizar grandes feitos em todas as áreas, sejam elas ciência, tecnologia, política, esportes ou qualquer outra. Elas têm provado que possuem garra e determinação para superar obstáculos e conquistar espaços que antes lhes eram negados.
Com muito carinho e admiração, a Ligga parabeniza a todas as mulheres, por todas as suas conquistas, lutas diárias e por não deixarem de acreditar na própria força. Que todas as mulheres possam ser tudo o que desejarem ser e que seu brilho possa iluminar cada vez mais o mundo. Parabéns a todas as mulheres!
O que achou das histórias? Continue acompanhando o blog da Ligga para mais conteúdos como este.