• descrição resumida para o site todo

X

Mais do que pinhão na chapa

01/07/2016 às 20:47

Sem categoria

É isso mesmo, pessoal. A internet da Ligga está sapecando pelo Paraná mais do que pinhão na chapa. A gente só perde em popularidade para o Oil Man, mas um dia chegaremos lá.

A Ligga Fibra, que é a internet para clientes residenciais ou para pequenas e médias empresas, hoje está em 63 municípios paranaenses e em uma parte de Porto União (SC). A entrada no mercado de varejo aconteceu no final de 2012, quando lançamos o produto em Curitiba, Irati , Ponta Grossa e Reserva do Iguaçu.

De lá pra cá, levamos a Ligga Fibra a todas as regiões do Paraná e pretendemos ampliar a rede cada vez mais. A gente sabe que tem muita gente ansiosa pela nossa chegada. Keep calm, galera, que se depender de nós bateremos na sua porta logo, logo.

Mas tem fibra da Ligga passando aqui na minha rua, por que meu endereço ainda não é atendido?

A Ligga tem infraestrutura de telecomunicações em todos os 399 municípios do Paraná. Nós terminamos de cobrir o território dos pinhões com 28,8 mil quilômetros de fibra óptica em 2012, quando o Paraná se tornou o primeiro Estado 100% digital do país. Nossa espinha dorsal de fibra óptica quase dá pra dar uma volta inteira na Terra!

O começo da Ligga, como a conhecemos hoje, foi assim: há pouco mais de 20 anos, a Ligga-mãe decidiu ofertar os seus serviços de telecom – que já eram usados em usinas, subestações e agências – para grandes empresas e órgãos públicos. Nós já atendíamos nós mesmos. E decidimos – por que não? – atender outras organizações. Dessa forma, espalhamos ainda mais nossa rede por todo o Paraná. Foi desse jeito que a gente nasceu como prestadora de serviços para outras organizações além de nós mesmos.

Os serviços oferecidos para empresas de grande porte, escolas da rede estadual, prefeituras, secretarias estaduais, entre outros, vão além da internet.

Tem a internet dedicada (o chamado IP Direto ou link dedicado), que é basicamente uma única fibra óptica que sai dos servidores da Ligga e vai até o cliente de forma exclusiva. Como são clientes de grande porte, com fluxo bastante intenso de dados, faz sentido ter uma fibra óptica exclusiva.

E tem também outros serviços específicos para esse público, como os diversos tipos de redes corporativas que oferecemos; o data center poderoso que instalamos em Curitiba, que pode receber fisicamente os servidores de nossos clientes; e muito mais.

Ainda não entendi por que minha casa não pode ter internet da Ligga. Humpf.

Para entregar internet ao consumidor residencial, ou para pequenas e médias empresas, não fazia sentido fornecer uma única fibra óptica exclusiva para cada um desses usuários. A fibra óptica é uma bichinha poderosa, aguenta uma capacidade incrível de transmissão de dados. Os consumidores residenciais, por mais que usem vários dispositivos em casa ligados à internet, podem compartilhar a mesma fibra.

Isso quer dizer que, em um mesmo prédio ou condomínio, uma única fibra óptica consegue atender as necessidades de todos. Dá pra ver whats, email, textão no Facebook, post do Twitter e ainda assistir a nova temporada de Narcos. Todo mundo ao mesmo tempo.

E, agora é que vem a grande questão: para fornecer uma fibra óptica que pode ser compartilhada por diversos usuários domésticos, a Ligga começou a implantar a rede GPON.

Socorro. O que é esse negócio de GPON?

Ligga Fibra é GPON.

GPON é Ligga Fibra.

A Ligga Fibra, internet residencial e para pequenas e médias empresas, também circula diariamente pela nossa espinha dorsal de quase 30 mil quilômetros por todo o Paraná. Mas quando sai do backbone grandão e entra nas cidades, bairros, ruas, prédios, casas, salas e quartos (sim, nossa internet é a verdadeira fiber-to-the-home, a fibra óptica vai até o modem), ela usa outro tipo de rede, mais apropriada para o uso doméstico de internet.

Essa rede especial da Ligga Fibra se chama GPON. É a sigla para Gigabit Passive Optical Network.

A GPON é uma rede com intensa capacidade de transmissão e recebimento de dados em uma única fibra. Em outras palavras: ela pega uma única fibra óptica e divide o sinal com até 64 outras fibras, para 64 outros usuários, sem perder nada de capacidade, em uma arquitetura chamada ponto-multiponto.

É uma das tecnologias que mais tem conquistado o mercado de telecomunicações do mundo. Ela é usada em países que são referência em qualidade de internet banda extralarga, como Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Toda a rede de internet residencial e para pequenas e médias empresas da Ligga é GPON. Desde o começo de nossa entrada no mercado de varejo, escolhemos investir em uma tecnologia avançada.

Legal. Continuo sem entender por que minha casa ainda não pode ter Ligga Fibra.

Como a Ligga Fibra usa a rede GPON, é preciso que a rede GPON esteja na sua cidade, na sua rua, perto do seu prédio ou casa ou escritório. Por mais que a Ligga tenha quase uma volta inteira pelo planeta Terra de fibra óptica espalhada pelo Paraná, se não tiver a rede GPON, infelizmente não conseguimos fornecer a nossa internet residencial para você.

Em quatro anos, nós crescemos de 4 para 63 municípios com Ligga Fibra. Nós sabemos que vários paranaenses estão malucos pela nossa internet. Nós também estamos ansiosos para atendê-los. E esperamos que isso aconteça muito em breve.

Ainda estou perdidão (ou perdidona).

Se você ainda tem dúvidas sobre nossa rede de fibra óptica, sobre a Ligga Fibra, sobre a rede GPON ou sobre o sentido da vida (tá, esse a gente não garante mesmo), fique à vontade pra ligar: 0800 41 41 810.

Skip to content