
Saiba um pouco do compromisso da Ligga com a sustentabilidade e a reciclagem de fibra óptica
Sabia que quase 200 toneladas de cabos de fibra óptica foram recicladas pela Ligga entre 2017 e 2018? Todo o material, na época, foi destinado a campos de resíduos adequados, e a iniciativa, que começou há muito tempo, fez parte de um projeto de reestruturação ambiental que rendeu vários prêmios à empresa. Leia e entenda!
Como é feita a fibra óptica?
Para construir longos cabos de fibra óptica, um cano de vidro é utilizado em um processo complexo e caro, até que se tenha a espessura de, aproximadamente, 1/8 de milímetro. O material é mais fino que um fio de cabelo e difícil de ser separado para fins de reciclagem.
Como a Ligga reciclou 193 toneladas de fibra óptica?
O maior desafio da Ligga, no campo dos resíduos, foi destinar os restos de fibra óptica das operações de campo ao local adequado. Para resolver o problema, a empresa se aprofundou no ramo da sustentabilidade e criou um projeto autoral com soluções que dessem conta de toda a demanda.
Como o projeto começou
A Ligga criou um processo com melhorias que atendessem aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o envolvimento da cadeia de fornecedores. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Sustentabilidade e passou a entrar em vigor ainda em 2017.
Principais ações do projeto
As fibras ópticas que estavam armazenadas nos almoxarifados ganharam destinação correta. Todo o material reciclado foi transformado em polietileno, aramida e fibra de vidro, que podem ser reaproveitados na indústria e na produção de diversos outros materiais.
“Hoje, somos uma das poucas empresas de Telecom no país que se preocupa em dar a destinação correta ao material responsável por fornecer o serviço de banda larga”, conta o diretor-presidente Adir Hannouche, orgulhoso com o feito, que marcou o início da conquista de diversos prêmios.
Quais prêmios a Ligga ganhou?
Em 2016, a Ligga recebeu menção honrosa no Prêmio Nacional da Qualidade no quesito ‘processos’ e ficou entre as 11 empresas do Prêmio “Melhores em Gestão 2017”, também da FNQ.
Qual a importância da reciclagem de fibra óptica?
Além de atender aos princípios da Economia Circular, os subprodutos podem ser reutilizados nas indústrias automotiva e plástica ou, ainda, na confecção de equipamentos de proteção individual, favorecendo o mercado e o meio ambiente.
O que achou da iniciativa? Continue acompanhando a categoria Ligga do nosso blog para receber todas as próximas novidades que a empresa vai trazer no quesito ideias e inovação tecnológica.