• descrição resumida para o site todo

X

Internet Rural: qual a melhor opção?

10/10/2022 às 18:36

TECH

uma pessoa usando a internet rural no celular

A internet é fundamental para o desenvolvimento do campo, e hoje existem várias opções de conexão para o meio rural. Conheça as principais e suas vantagens

Conseguir uma conexão que supra todas as necessidades de um negócio ou residência localizados em uma região mais afastada dos grandes centros pode parecer difícil. Por isso, se você se encaixa em uma das situações e está buscando uma internet rural mais eficiente, continue lendo e descubra qual é a melhor opção para as suas necessidades.  

Quais os benefícios da internet rural?  

A internet rural é benéfica para quem precisa estar conectado mesmo em lugares distantes. As principais vantagens da sua contratação são a comodidade de não precisar se locomover para outros lugares e a segurança de poder contar com uma rede sempre, independentemente do local.  

Como contratar um plano de internet rural? 

Para realizar a contratação de um pacote de internet rural, procure uma operadora especializada que ofereça este serviço. Pelos canais de atendimento, você consegue tirar qualquer dúvida antes da contratação, como a disponibilidade de cobertura na sua região.  

 Quais as opções para internet rural?  

A internet rural pode ser aplicada de maneiras diferentes. Tudo depende da localidade da aplicação, a quantidade de conexão que vai ser disponibilizada e o objetivo final do usuário que escolher a rede. Os principais tipos são: 

1. Internet rural via rádio 
A internet rural via rádio é uma das opções mais buscadas por quem precisa de conexão nas regiões mais afastadas. Motivo? Seu custo-benefício. Além de ser uma opção barata, possui bastante estabilidade e qualidade de sinal.  
Principal vantagem: custo-benefício 
Principal desvantagem: velocidade limitada.  
Para quem indicamos: para quem prioriza economia.  
2. Internet rural via satélite 
A internet rural via satélite, como a por rádio, também preenche os quesitos de estabilidade. A diferença é que, agora, você consegue ter acesso a uma conexão sem fio mais rápida e compartilhada entre dois modens.  
Principal vantagem: maior velocidade. 
Principal desvantagem:  custo de instalação elevado. 
Para quem indicamos: pessoas que trabalham em casa.  
3. Internet rural via 3, 4 e 5G 
A internet rural via 3, 4 e 5G permite um uso elevado pela praticidade durante a portabilidade do dispositivo utilizado. Por meio desse modelo, é possível acessar a rede sem a necessidade de investir em outros equipamentos caros como receptores, antenas e cabeamento.  
Principal vantagem: praticidade. 
Principal desvantagem:  maior dependência de sinal. 
Para quem indicamos: para quem é “heavy user”.  

A fibra óptica é uma boa opção para zonas rurais?  

Para quem mora no campo, a internet fibra óptica é bastante indicada por disponibilizar mais velocidade e estabilidade de conexão. Como seu material é mais delicado, o primeiro passo para contrata-la é verificar sua viabilidade técnica c0m o provedor.  
O que achou do conteúdo? Caso tenha gostado, não deixe de continuar acompanhando as novidades da categoria TECH do nosso blog para receber todas as atualizações, dicas e conteúdos sobre tecnologia.
Skip to content