• descrição resumida para o site todo

X

Internet lenta: culpa da operadora ou do hardware?

01/11/2022 às 17:54

TECH

Tela de um navegador carregando

Você conecta sua internet, faz o speed test para medir sua velocidade e vem o resultado: está abaixo do prometido. Sabia que esse déficit pode ser resultado de fatores externos ao serviço da operadora? Listamos alguns motivos que podem estar deixando sua internet mais lenta e impedindo você de aproveitar 100% da sua internet. Então se liga na leitura e vamos lá!

1. Protocolo de conexão wireless

Equipamentos que utilizam Wi-Fi possuem seus limites próprios de banda. Por exemplo, se a placa do seu notebook só conseguir se conectar a apenas 72MB, por mais que você contrate 150MB de internet, seu computador só conseguirá rodar em 72MB. 

Isso acontece por conta da diferença entre os protocolos, especificações desenvolvidas pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) para a tecnologia wireless (sem fio). 

Essas especificações existem para garantir que todos os aparelhos consigam se comunicar entre si, utilizando a mesma tecnologia. É por isso que, muitas vezes o seu speedtest registra menos internet que o prometido. 

2. Sistema Operacional

O sistema operacional (S.O.) é o programa que permite que seu dispositivo seja utilizado. É como se ele fosse o cérebro e o aparelho (o hardware) fosse o corpo. É o S.O. que dá ordens e faz a ponte entre o usuário e as funcionalidades do dispositivo. No caso do PC, os sistemas mais comuns são o Windows, o macOS e o Linux. Para dispositivos móveis, o Android e o iOS. 

Portanto, se o sistema operacional estiver desatualizado, ele não estará apto a atender às demandas necessárias. Com isso, automaticamente seu funcionamento, e por consequência o da internet, serão mais lentos. Por isso, é muito importante manter seus softwares atualizados sempre, para proteger seu computador de vírus ou malwares.

3. Posição do modem

Esse é um clichê, mas é muito verdadeiro. É muito importante que o modem esteja em uma posição na casa que permita uma dissipação plena de suas ondas. Ou seja, é preciso deixá-lo em um local aberto e, de preferência, alto. 

Guardar o modem em armários, por exemplo, acaba limitando o desempenho de sua internet. Outro ponto importante a verificar é a posição da antena – o mais recomendado é mantê-la na vertical. 

Em casas de dois andares ou mais, no entanto, a posição horizontal é a melhor, já que as ondas se propagam de forma paralela à antena. Ou seja, deixando-a deitada, as ondas se distribuirão com mais intensidade para os andares superiores. 

E aí, sabia de todas essas causas? É muito importante levar em conta todos os fatores e investigar o que pode estar deixando a sua internet mais lenta. Caso você verifique esses aspectos e perceba que o problema não se relaciona a eles, entre em contato com sua operadora.
Skip to content