Mesmo sem a rede 5G estar disponível para todo o mundo, as gigantes de tecnologia já estão de olho no desenvolvimento do próximo passo da corrida tecnológica, a conexão 6G. Saiba tudo sobre a conexão do futuro!
O que é a internet 6G?
Como o nome diz, a internet 6G é a próxima etapa de conexão móvel, depois do 5G. A previsão é que essa internet permita uma velocidade de conexão 100 vezes mais rápida que a do 5G (que, por sua vez, já pode alcançar uma velocidade 100 vezes mais rápida que o 4G).
Qual será a finalidade do 6G?
A internet 6G ainda está em desenvolvimento, e é difícil prever como ela impactará o dia a dia das pessoas. Mas tudo indica que, assim como o 5G, essa conexão será focada não só no uso por celular, mas sim na IoT (a internet das coisas).
É esse tipo de tecnologia que vai permitir que todo tipo de dispositivo esteja conectado à internet, como os carros, os semáforos, os drones, as roupas e edifícios como um todo, tornando as cidades mais inteligentes.
Quando vai chegar a internet 6G?
Um estudo da China Mobile, a maior operadora de telefonia do mundo, estima que essa tecnologia pode se tornar realidade até 2030. A China, aliás, é o país que lidera a chamada “corrida do 6G”, isto é, a disputa de empresas de diversos países para o desenvolvimento dessa tecnologia.
Mas tudo é uma estimativa, e até lá podemos ter mais novidades sobre o funcionamento dessa rede e o prazo para que se torne realidade a nível mundial e, depois, no Brasil.
Testes com o 6G
Recentemente, a sul-coreana LG fez testes animadores com a internet 6G.
A frequência utilizada para o teste foi na faixa de 155 a 175 GHz, bem maior que a faixa utilizada pelo 5G (entre 24 e 52 GHz). E quanto maior a frequência, mais rápido as informações chegam – por isso a velocidade é mais alta.
No entanto, quanto maior a frequência, menor o comprimento da onda. Por isso, se o 5G precisará de mais antenas para chegar até as pessoas, o 6G precisará de uma quantidade maior.
É por isso que o teste da LG foi tão animador: mesmo utilizando ondas de alta frequência, os testes permitiram que a rede alcançasse uma distância de 320 metros ao ar livre – o que contribui para que, no futuro, essa tecnologia seja usada nas áreas urbanas. Legal, né?
Enquanto o 6G não chega, fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia no blog da Ligga.