• descrição resumida para o site todo

X

Futuro do trabalho e tendências para os próximos anos

17/09/2022 às 17:58

BUSINESS

homem mexendo no notebook e no celular pesquisando as tendências do trabalho para o futuro

Veja nossas dicas de tendências, as profissões do futuro e muito mais

Como você enxerga o mundo corporativo daqui alguns anos? A Ligga fez um exercício de projeção e separou uma lista com as principais mudanças que podem acontecer e que as empresas devem estar atentas. Continue a leitura e confira o que imaginamos para o futuro do trabalho, de acordo com as tendências para os próximos anos!    

Como serão as profissões do futuro?  

Com o passar dos anos, nota-se uma substituição gradual de mão de obra humana por robótica em serviços que exigem mais trabalho mecânico e menos estratégico. Mas, agora, queremos desmistificar algo: as máquinas não irão extinguir o trabalho humano!  

Aliás, esse medo – que sempre acompanhou a humanidade, à medida em que a tecnologia avança – provoca um período de baixíssimos investimentos em inteligência artificial. Essa substituição é apenas parte de uma evolução que direciona o trabalho humano a atividades estratégias e criativas, e máquinas a processos automáticos.  

Como vai estar o mercado de trabalho no futuro?  

O Futuro dos Empregos apontou que 65% das crianças que hoje estão iniciando os primeiros anos escolares trabalharão em empregos que ainda nem existem. Na realidade, isso acontece desde que o mundo é mundo. Um exemplo disso é que, antes da invenção da luz elétrica, uma das profissões mais comuns era a de acendedor de postes!  

Quais são as profissões do futuro?  

Considerando todo o avanço tecnológico já presente no mercado, algumas atividades que chamamos de profissões do futuro já começaram a surgir e estima-se, para os próximos anos, que esse leque de novas oportunidades só aumente. As áreas mais aquecidas, como você poderá ver a seguir, são as de tecnologia, saúde e farmacologia:  

  1. Farmacogeneticista; 

  2. Biotecnologista; 

  3. Consultor em Biomimética; 

  4. Especialista em Telemedicina; 

  5. Desenvolvedor de aplicativos; 

  6. Analista de Machine Learning; 

  7. Cientista de dados; 

  8. Analista de Big Data. 

E, para todas essas atividades, existem algumas tendências de trabalho que já começaram a ganhar forma, com modelos considerados inovadores e que seguem o que o mercado exige com sua atual velocidade de avanço. A seguir, confira as principais tendências e transformações que separamos: 

1. Mecanização e praticidade 
O trabalho do futuro tende a ter boa contribuição de tecnologia maquinária. Atividades no setor de agronegócios, por exemplo, ganharão mais praticidade com a chegada de novas tecnologias. Mas isso não significa que os homens serão 100% substituíveis. As duas formas de trabalho serão complementares.  
2. Automação de empregos operacionais 
Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Internet das Coisas e robôs: a automação de empregos operacionais é uma grande tendência para, pelo menos, os próximos 10 anos. Isso, como é de se esperar, tende a integrar todos os ecossistemas corporativos e revolucionar o mercado de trabalho.  
3. Trabalho humano x atividades criativas 
Com a tecnologia avançada, o potencial da criatividade de profissionais dos setores de comunicação, design e marketing vai receber uma otimização bastante significativa. Isso vai elevar a capacidade profissional desses agentes e os grupos criativos vão desenvolver novas formas de se comunicar.  
4. Home Office 
Essa, talvez, seja a tendência que mais tornou-se realidade nos últimos dois anos, e a mais experimentada por todo o mundo. Com a chegada da pandemia, em 2019, a adaptação ao home office sofreu uma aceleração e já está na rotina dos profissionais de diversos setores do mercado.  
5. Entrevistas  
Complemento do tópico anterior, na medida em que os profissionais de Recursos Humanos ingressam no modelo de trabalho Home Office, os processos seletivos também se modificam. A tendência é que o contato entre as pessoas no mundo corporativo, cada vez mais, diminua nos próximos anos.  
6. Flexibilidade  
A forma de trabalho do futuro tende a ser mais flexível. Não somente com o descarte da jornada de trabalho típica do modelo CLT: os contratos também serão menos burocráticos, tanto para prestadores de serviço quanto para as empresas. É o que acontece, por exemplo, com pessoas que aderiram ao PJ.  
7. Colaboração virtual 
O networking, atividade de se relacionar e trocar experiências com outros profissionais, tende a ser mais expandido. Com a maioria dos empregados desempenhando suas funções em casa, a integração entre todos os setores de uma única empresa ficará mais prática.  
8. Turnover frequente 
A rotatividade de profissionais, no futuro, será mais comum do que você imagina. Motivo? A tendência dos colaboradores em buscar por projetos mais específicos. A estabilidade do modelo CLT vai ser trocada pelo incentivo que um vínculo mais flexível dá ao profissional de buscar sempre novos desafios e oportunidades.  
9. Anywhere office 
Diferentemente do home office, que exige que o profissional esteja em casa para cumprir sua carga horária, o anywhere office dá ao colaborador a oportunidade de trabalhar de onde ele quiser. A presença de “nômades digitais” trabalhando em cafés, pousadas, veículos ou qualquer outro lugar, como o nome da categoria diz, será cada vez mais comum.  
10. Treinamentos em AR e VR 
O setor de Recursos Humanos vai precisar se adaptar se quiser sobreviver e continuar motivando os colaboradores que ainda estiverem no modelo presencial. Por isso, treinamentos em AR e VR serão, cada vez mais, disponibilizados para os diversos setores empresariais.  
O futuro é logo ali, e a Ligga quer conectá-lo a você. Por isso, se gostou do conteúdo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para não perder nossas próximas novidades!
Skip to content