Saiba tudo sobre essa forma de transferência de arquivos
Fazer a troca de arquivos entre dois ou mais servidores é sempre um trabalho que requer atenção. Segurança de dados, controle e gerenciamento das atividades são preocupações que só um bom FTP pode suprir. Já conhecia essa ferramenta? A seguir, trouxemos um conteúdo para mostrar o que ela é, para que serve e como funciona. Continue a leitura e aproveite!
O que significa FTP?
FTP é a sigla para File Transfer Protocol, ou, na tradução livre para o português, Protocolo de Transferência de Arquivos, que funciona como uma conexão ou servidor para a troca de arquivos entre dois computadores de uma mesma rede.
Para que serve o FTP?
O FTP possui a função de enviar arquivos para a web de uma forma fácil e prática. É por meio desse protocolo que os usuários de uma mesma internet conseguem enviar qualquer coisa para uma outra máquina ou armazenar arquivos remotamente.
Como funciona o FTP?
Os arquivos armazenados no FTP são trocados entre dois computadores. O primeiro fica responsável por solicitar o acesso ao servidor principal e a todas as informações guardadas nele. O segundo é o que recebe essa solicitação e realiza a transferência.
Qualquer rede pode ter acesso ao FTP?
Os arquivos sempre ficam disponíveis em um determinado local da web, que é comandado por um servidor. Porém, para ter acesso a estas informações guardadas, fazer download ou upload delas, só é possível se o endereço IP da conexão utilizada for autenticado.
Quais os benefícios de usar o FTP?
O FTP tem bastante utilidade para armazenar e gerenciar dados nos âmbitos pessoal e profissional em grande quantidade, apenas a partir de uma única conexão. Além da praticidade, confira outras vantagens da inclusão dessa tecnologia:
-
Compatibilidade com outras ferramentas;
-
Uso intuitivo;
-
Maior segurança;
-
Salvamento automático de configurações;
-
Maior gerenciamento;
-
Envio de diretórios em massa;
-
Volume de transferência de dados por uma única rede;
-
Salvamento automático de atualizações.