Embora pareçam a mesma coisa, há uma diferença entre os dois conceitos. Entenda, também, a relação entre o Wi-Fi e o 4G
É bastante comum pensarmos instantaneamente em internet Wi-Fi quando ouvimos alguém falar sobre conexão Wireless. Muitos acham que são a mesma coisa, mas, na verdade, existem diferenças não só conceituais, mas também técnicas e práticas entre os dois termos. Ainda nesse mesmo conteúdo vamos ensinar como usar o Wi-Fi e 4g juntos no seu Android.
O que é conexão Wireless?
Chamamos de Wireless toda conexão e troca de informações/dados estabelecida entre dois ou mais aparelhos sem a utilização de cabos. Por isso que o termo atribuído, em tradução direta, significa sem fio. Não importa se essa conexão for feita a curta ou longa distância, o que influencia na proximidade necessária é a intensidade do sinal e os aparelhos envolvidos.
Por exemplo, a conexão do controle remoto e a televisão pelo infravermelho, entre a estação de rádio e seu aparelho em casa pelas ondas de rádio e das torres de celulares com os aparelhos, a radiação eletromagnética similar à do rádio… são conexões sem fio. Além dessas, existem outros diversos tipos de conexão sem fio, um deles é a Wi-Fi.
Para entender a diferença é importante perceber que existem conexões wireless que não são relacionadas a internet: controles remotos como os de televisões e videogames, sinal de celular, o Bluetooth que estabelece a interação e troca de dados entre aparelhos, a internet 4G, o mouse sem fio, as estações de rádio, os sistemas de alarme de carros, entre outros.
O que é Wi-Fi?
Chama-se de Wi-Fi todo tipo de conexão que obedece ao padrão IEEE 802.11 e todas as suas variantes. Basicamente, esse é o padrão que foi definido para que as conexões de internet sem fio fossem possíveis pelos dispositivos.
O nome Wi-Fi foi definido pela WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance), empresa responsável pela normatização, padronização e compatibilidade das tecnologias de comunicação sem fio entre computadores e também o padrão de internet.
A conexão através da wi-fi acontece a partir de um ponto onde existe uma conexão com a internet tradicional, cabeada, e esse ponto é conectado a um aparelho transmissor que envia um sinal de internet sem usar fios – sendo assim uma conexão wireless – em determinado raio de efetividade. A difusão desse sinal pode ser feita de forma aberta ou fechada com o uso de senhas ou endereços físicos, também conhecidos por MAC para o acesso.
É possível usar Wi-fi e 4G juntos no Android?
Uma das facilidades do sistema Android é que você não precisa ficar trocando manualmente o seu Wi-Fi ou rede de dados (4G ou 3G) quando necessário. Assim que você se conecta ao sinal Wi-Fi, automaticamente ele desconecta da rede de dados da operadora. O mesmo acontece ao contrário: quando você desconecta do Wi-Fi, ele automaticamente volta ao 4G.
Porém, existem situações que isso é um incômodo, por exemplo, ao usar o Wi-Fi direct ou Miracast (uma alternativa sem fios para espelhamento de áudio e vídeo). Mas, não se preocupe, isso tem solução:
Como usar o sinal Wi-fi e 4G juntos no Android?
A função de utilizar o Wi-Fi e o 4G ao mesmo tempo está dentro do menu “Modo de desenvolvedor” presente nos smartphones Android. Você vai precisar ativá-lo, já que ele é oculto nativamente. Faça o seguinte (o processo pode ser um pouco diferente dependendo da marca):
-
Abra o aplicativo de “Configurações”;
-
No Android 8.0 ou em versões superiores, selecione “Sistema”;
-
Desça a tela e selecione Sobre o telefone;”
-
Role a tela e toque 7 vezes em “Versão do Android.
-
Retorne à tela anterior “Configurações” e role até o final;
-
Você deve encontrar agora as “Opções do Desenvolvedor”.
-
Agora sim é possível ativar a função de manter a rede de dados sempre ativa. Faça o seguinte:
-
Dentro das opções de desenvolvedores, role até o submenu “Rede”;
-
Nele, ative a opção “Dados de celular sempre ativos”.