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Cross selling e up selling: o que são, quais as diferenças e como aplicar?

07/11/2022 às 12:09

BUSINESS

Todos os dias, milhares de novas empresas surgem no mercado de trabalho. O aumento da competitividade e concorrência fez com que empreendedores começassem a pensar em maneiras de fazer com que o seu negócio seja diferente dos outros. No entanto, como fazer com que sua empresa se destaque no mercado de trabalho? Conheça duas estratégias de marketing para atrair e reter clientes: cross selling e up selling. 

O que é cross selling? 

Sabe quando você acessa um site, compra um produto e ao lado aparecem sugestões que complementam o seu pedido? Isso é o que chamamos de cross selling ou, em português, venda cruzada.  

Essa estratégia de vendas tem como objetivo melhorar a jornada de compra do cliente, proporcionando a ele uma experiência ainda melhor. Por exemplo, se o consumidor vai comprar um vestido no e-commerce, o site vai sugerir acessórios que possam combinar com ele. Ou, se você vai comprar um tênis esportivo, pode ser que meias apareçam como sugestão.  

O cross selling oferece diversas vantagens, e duas delas se destacam. Confira!

1. Fidelizar clientes
O que um consumidor busca, em geral, é qualidade de serviços e bom atendimento. Se sua empresa usa a estratégia de cross selling, as chances de fidelizar o cliente são grandes, pois você mostra que sua loja se importa com o cliente que está comprando, oferecendo a ele novas experiências. 
2. Conquistar clientes
Além de fidelizar clientes, a estratégia conquista novos potenciais clientes também. Antes de comprar um produto, o consumidor tem o hábito de pesquisar bastante sobre ele. Por isso, usar a estratégia de cross selling pode ser um grande diferencial para atrair mais público. 

O que é up selling? 

O up selling também é uma estratégia para aumentar vendas. Nada melhor que, na hora da compra, ganhar um upgrade, né? O up selling nada mais é que oferecer ao consumidor um nível avançado de compra.  

Por exemplo, o cliente está comprando um produto e você oferece um ainda melhor, por um pequeno aumento de preço. Assim como no cross selling, o up selling oferece uma melhor experiência de compra, também fideliza o cliente e consegue angariar novos compradores. 

Como aplicar cross selling e up selling na empresa?

1. Saiba quem é o seu público

Usar os dados do seu CRM (a plataforma de gestão de relacionamento com o cliente) é essencial para obter essa informação com qualidade. Sabendo quem é o seu público, fica mais fácil de saber o que oferecer a ele. 

2. Treine sua equipe

Um vendedor precisa entender e ouvir o cliente, para saber o que é melhor para ele. Forçar a venda não é legal e só trará más experiências para o consumidor.

3. Oportunidades

Aproveite os meses com datas comemorativas, como o dia das mães, dos pais e Natal. Fazer up selling nessas datas é muito importante.  
E aí, tirou as dúvidas? Continue acompanhando o blog da Ligga para mais dicas e conteúdos do mundo business. 
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