Confira algumas dicas para descobrir quantos aparelhos estão conectados no seu wifi
Chegou aquele momento do dia que você mais esperava: ver filmes e séries na Netflix ou jogar o seu game online preferido. Mas a sua internet está muito lenta e nada está carregando como deveria. Bom, você já pensou que alguém pode estar roubando o sinal da sua rede Wi-Fi? Pois é! Mas relaxe e veja, a seguir, dicas de como saber se tem alguém usando o seu Wi-Fi.
Como saber quantos aparelhos estão conectados no meu wifi?
Antes de mais nada é preciso saber quantos dispositivos acessam sua rede. Para isso, há muitas formas de se fazer, mas no nosso caso é necessário apenas um computador com acesso ao roteador.
-
Desconecte os demais aparelhos que usam a rede;
-
Digite o IP do roteador em um navegador;
-
Faça Login e acesse as configurações do roteador;
-
Acesse a área que exibe os “dispositivos conectados”;
-
Verifique quantos IP’s são listados.
Caso apareçam endereços diferentes do dispositivo que você usou para acessar roteador, você pode desconfiar que, de fato, há mais pessoas usando sua internet.
1. Primeiros indícios
A primeira suspeita de que alguém está furtando a sua internet sem fio é quando ela fica lenta demais. Para saber se isso realmente está acontecendo, desconecte todos os dispositivos que estão conectados à internet Wi-Fi na sua casa (TVs, computadores, smartphones, tablets, entre outros).
Após fazer isso, verifique no seu modem a luz do Wi-Fi, que também pode estar identificada como “WLAN”. Ela continua piscando mesmo com todos os dispositivos da sua casa desconectados da internet? Então provavelmente há alguém furtando a sua conexão de Wi-Fi.
2. Descobrindo o intruso
Para descobrir quem está navegando na internet por meio da sua conexão de Wi-Fi, alguns programas ou aplicativos para computadores, smartphones e tablets podem ajudar a identificar o intruso. Quer algumas dicas?
-
Para computadores de diversos sistemas operacionais: Angry IP Scanner ou Wireshark;
-
Para computadores da Microsoft: Wireless Network Watcher e Microsoft Network Monitor;
-
Para smartphones Android: Network, Discovery, Net Scan, Fing;
-
Para smartphones iOS: IP Network Scanner, iNet, Fing.