• descrição resumida para o site todo

X

Como é feito o descarte do lixo eletrônico em Curitiba?

13/10/2022 às 15:00

TECH

vários lixos eletrônicos para serão descartados

Segundo a ONU, o Brasil produz, anualmente, 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico. No mundo, esse número chega a 44 milhões. Daria para erguer outras 4,5 mil Torres Eiffel de resíduos com essa quantidade!  

Vamos falar sobre reciclar? A Ligga preparou um conteúdo especial com dicas de como você pode realizar o descarte correto do lixo eletrônico em Curitiba. Leia e entenda a importância de regularizar a prática! 

O que é considerado lixo eletrônico?  

Sabe aquele equipamento eletrônico que perdeu utilidade e você não sabe o que fazer com ele? É bem provável que ele se enquadre na categoria de lixos eletrônicos. A lista, na verdade, é extensa. 

Por isso, antes de conferir alguns dos aparelhos que cabem nela, é importante entender que, qualquer material que pode ser reciclado ao invés de destinado a aterros, pode ser um lixo eletrônico, como: 

  1. Aparelhos de Som; 

  2. Câmeras; 

  3. Computadores; 

  4. Impressoras; 

  5. Lâmpadas Eletrônicas; 

  6. Monitores; 

  7. Tablets; 

  8. Teclados. 

 Porque é importante reciclar o lixo eletrônico?  

O lixo eletrônico precisa ser reciclado por que, assim como qualquer outro, também tem componentes que podem ser prejudiciais à saúde humana, animal ou a do meio ambiente.   
Segundo a OMS, mais de 12 milhões de pessoas, principalmente mulheres e crianças, estão expostos aos riscos mais comuns que o lixo eletrônico causa em aterros sanitários, por exemplo.    
Pessoas que trabalham nessas condições precisam ser preservadas. Doenças ou complicações de saúde severas são uma realidade, como pode ser observado na lista que montamos a seguir: 
  1. Alterações no DNA; 
  2. Câncer; 
  3. Cólera; 
  4. Complicação pulmonar; 
  5. Complicações respiratórias; 
  6. Disenterias frequentes; 
  7. Doença de tireoide; 
  8. Doenças cardiovasculares.
Já vimos como o lixo eletrônico pode impactar a vida dos seres humanos. Agora, vamos ver como o meio ambiente também acaba afetado com o descarte e reciclagem irregulares.  

Como o lixo eletrônico impacta o meio ambiente?  

O lixo eletrônico torna o meio ambiente mais poluído. São diversas substâncias que afetam o ar, os solos e mares. Sem contar o mau cheiro. Mas, de todos os problemas, preocupam mais: 
  1. Enchentes por entupimento de bueiros; 
  2. Incêndios recorrentes; 
  3. Impactos paisagistas; 
  4. Gastos com reparações; 
  5. Transmissão de doenças; 
  6. Poluição ambiental. 

Como e onde descartar o lixo eletrônico em Curitiba?  

Em Curitiba, o papel do morador comum se restringe ao de reciclar o lixo eletrônico. Por isso, é importante ter a consciência de que separar essa categoria dos orgânicos é fundamental!  
Feito isso, é só esperar o caminhão do Lixo Que Não é Lixo passar, que ele fará a coleta e a destinação à Unidade de Valorização de Recicláveis, aterro gerenciado pelo Instituto Pró-Cidadania.  
Gostou do conteúdo? Se sim, não deixe de continuar acompanhando a categoria TECH do nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas e novidades do mundo da tecnologia!
Skip to content