O bullying, infelizmente, também acontece na internet. Saiba como denunciar
Você sabia que o bullying na internet atinge uma a cada quatro crianças e que cerca de 80% dos adultos já sofreu assédio virtual no trabalho? Esses dados vêm de levantamentos na área e nos mostram o quanto é importante combater o cyberbullying.
Por isso, hoje vamos falar sobre como denunciar o bullying na internet. Confira e compartilhe a informação!
-
Salve as evidências
O cyberbullying pode acontecer por e-mail, mensagens de bate-papo e nas redes sociais. O primeiro passo para denunciar é guardar as evidências.
-
Primeiro: salve e-mails e tire print das telas que contêm comentários de assédio;
-
Segundo: imprima essas provas e também as guarde em dispositivos que não podem ser alterados, como um CD não regravável, na nuvem, etc.
-
Denuncie na própria rede onde ocorreu o assédio
Depois de salvar as evidências, você pode denunciar o assédio virtual na própria rede social.
No Facebook e Instagram, por exemplo, existe a opção de denúncia do post ou do comentário – ela fica naqueles três pontinhos que aparecem ao lado direito de todas as publicações.
Além disso, você pode bloquear o assediador para que ele não interaja mais com você.
-
Procure a polícia
Você também pode contar com a ajuda da polícia para investigar a natureza do cyberbullying e da Justiça para punir os responsáveis. Isso porque o bullying na internet traz à tona uma série de crimes contra a pessoa, entre eles os de injúria, infâmia e calúnia.
Portanto, depois de salvar as evidências e denunciar na própria rede, a dica é ir até uma delegacia da Polícia Civil e fazer o registro da ocorrência. Algumas regiões têm delegacias especializadas em crimes cibernéticos.
-
Conte com serviços especiais de ajuda