
A internet propicia muito conforto e facilidade para seu dia a dia, mas nem tudo são flores. Confira algumas formas de deixar sua navegação mais segura
Muitas notícias sobre ataques cibernéticos têm aparecido no noticiário. Mas você sabe o que são e como funcionam esses ataques? Quais as pessoas por trás deles? E como deixar a sua conexão mais segura? Preparamos um material para te ajudar a entender melhor o que envolve estes ataques e como se preparar. Mas antes de mais nada, vamos entender melhor quais são as figuras por trás dos ataques.
O que são hackers?
Embora associemos a palavra hacker a pessoas que realizam crimes cibernéticos, não é essa a origem exata da palavra. Hacker é a pessoa que consegue descobrir utilidades e funções dentro de um sistema que extrapolam suas especificações. Logo, é alguém que consegue descobrir algo especial na área computacional, mesmo que não seja necessariamente uma brecha de segurança.
Entretanto, há o outro lado da moeda, que são as pessoas que usam as habilidades hacker para causar danos a terceiros. Uma proposta para substituir o termo seria a aplicação do termo Cracker. Do inglês, “quebrar” ou “rachar”, estes sim, seriam os responsáveis por encontrar fraquezas em sistemas para obter proveito pessoal.
Tipos de ataques hacker perigosos
Quer saber como um ataque hacker acontece? Vamos lá! Existem métodos avançados de invasão, que dependem da habilidade de engenharia social bem como o conhecimento profundo de programação e tecnologias, a fim de explorar vulnerabilidades. Porém, o método mais comum é a utilização de cavalos de Tróia.
Eles são programas disponibilizados para você baixar, que parecem inofensivos, mas, na verdade, quando executados, alteram o sistema operacional do seu computador, permitindo que o invasor armazene, execute ou induza a sua máquina a fazer alguma ação.
Quando sua máquina fica vulnerável ao invasor, dependendo do tipo de programa, ele pode descobrir suas senhas, apagar seus arquivos, baixar programas indesejados e até mesmo espalhar vírus. Por isso, confira algumas dicas para aumentar a proteção digital do seu computador e navegar na internet sem medo!
Dicas de proteção contra ataques de hackers
1. Evite abrir e-mails e websites desconhecidos
É comum os hackers encaminharem e-mails e criarem anúncios maliciosos em websites para que você clique neles e permita a sua invasão, com a consequente instalação de um software hacker e domínio da máquina. Por isso, evite acessar e-mails e websites desconhecidos e sem protocolo de segurança.
Os navegadores atuais I.E, Firefox, Chrome, contém ferramentas de proteção habilitadas que reconhecem sites que contém conteúdo nocivo e alertam o usuário. Caso receba uma mensagem de alerta ao navegar por um site, só entre se tiver certeza da procedência. Ok?
2. Atualize o seu software
Para dificultar a invasão hacker, também é necessário atualizar o software do seu computador. Isso ameniza a vulnerabilidade da sua máquina e a protege tanto de hacker quanto de vírus. Se você não sabe muito bem como a atualização funciona, peça ajuda para aquele amigo ligado em tecnologia ou entre em contato com um profissional.
3. Salve os seus arquivos em outro dispositivo
É sempre bom fazer um backup dos seus arquivos e deixá-los salvos em outro dispositivo. Assim, não bate aquele desespero caso eles sejam excluídos em um ataque hacker. Até porque, em muitos casos, os invasores cobram pelo resgate dos arquivos. É melhor prevenir, concorda?
4. Tenha um programa de antivírus no seu computador
Existem diversas soluções gratuitas para proteger a sua máquina. Algumas possuem um foco em determinados tipos de proteção, mas que, na média geral, se você ajudar seguindo as regras acima, irão lhe servir bem.
5. Você acha que a sua máquina está infectada com algum vírus?
Nesse caso, as recomendações são as seguintes: primeiro, não permita que a máquina se conecte a qualquer rede; segundo, chame um especialista, esteja com seu backup em dia, altere todas as suas senhas eletrônicas, bancos, e-mail, sites, etc. Até que tudo esteja resolvido, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Fique por dentro de como foi um ataque hacker mundial
Em 2017, vários países sofreram com um ataque hacker que exigiu uma investigação internacional para desvendar os invasores. Grande parte das invasões aconteceram através de e-mails, com o envio do vírus “ransonware” para a máquina dos usuários. Com uma chave de criptografia, o vírus embaralhava os arquivos originais e os hackers cobravam um pagamento em bitcoins para os internautas que quisessem recuperá-los.
Além de proteger o seu computador de ataques hackers e vírus, você também pode proteger a sua rede de falhas de sinal para aproveitar o melhor da internet sem imprevistos. Hoje em dia os ataques não são mais apenas concentrados em computadores. Smartphones e dispositivos diversos conectados podem estar correndo risco, então os cuidados também se aplicam a eles.