• descrição resumida para o site todo

X

8 curiosidades sobre o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal

19/08/2022 às 15:31

PLAY

filme Harry Potter e a Pedra Filosofal

Confira detalhes que podem ter passado despercebidos por você em Harry Potter e a Pedra Filosofal 

O universo de Harry Potter é, sem dúvidas, uma das franquias mais adoradas do mundo. A história do menino órfão que se descobre bruxo (interpretado por Daniel Radcliffe) e, com a ajuda de seus melhores amigos Ronald Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), desvenda os mistérios e segredos que rondam o mundo mágico conquistou o mundo. 

Em que ano foi criado Harry Potter e a Pedra Filosofal? 

O longa foi lançado em 2001, sendo o primeiro dos oito filmes da saga e atingiu US$ 93,5 milhões nos três primeiros dias de lançamento nos cinemas dos Estados Unidos. Como se não bastasse, concorreu nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora no Oscar 2002. 

Mas o sucesso não começou nas telonas. O primeiro livro foi lançado em 1997 por JK Rowling e rapidamente virou febre mundial, tendo traduções em diversas línguas e mantendo a posição de mais vendido por um longo período.  

1. Nunca faça cócegas em um dragão adormecido 
Sendo assim, um sucesso desse merece um destaque com todos os detalhes e curiosidades para os fãs do mundo bruxo. Começando pelo lema de Hogwarts: “Draco Dormiens Nunquam Titillandus”. Parece profundo, não? Provindo do latim, a frase traduzida seria “nunca faça cócegas em um dragão adormecido”. Entende-se que o lema tenta passar a mensagem de que não se deve procurar problemas, porém os nossos protagonistas não levaram muito a sério.  
2. O Espelho de Ojesed – o Espelho do Desejo 
Dentre os detalhes escondidos durante o filme, temos o Espelho de Ojesed – o Espelho do Desejo – que possui uma mensagem muito importante guardada em si escrita de trás para frente: “não mostro seu rosto, mas o desejo em seu coração”. Você já tinha reparado? 
3. Neville é o único do Salão Comunal que não está usando a capa 
E aquela cena clássica em que o Neville recebe o lembrol de sua avó? Para quem não lembra, o lembrol é uma cápsula transparente que se enche com um gás vermelho quando algo é esquecido, a fim de ajudar os distraídos. Se você não sabe o que o personagem esqueceu, nós te contamos! Como a imagem mostra, o Neville é o único do Salão Comunal que não está usando a capa! 
4. A professora Minerva Mcgonagall, foi campeã de Quadribol 
Assim como seus fãs, Harry estava descobrindo suas capacidades e habilidades no mundo mágico e uma delas é sua aptidão para o esporte bruxo, o quadribol. O que não era esperado é que a diretora da Grifinória, professora Minerva Mcgonagall, fosse campeã do mesmo esporte. Na cena onde Harry descobre que seu pai também era um apanhador, posição que ele mesmo ocupa, podemos ver o nome da professora ao fundo. Genial! 
5. Nos EUA, o nome do filme é “Harry Potter and the Sorcerer’s Stone” 
Como se os detalhes escondidos nas cenas não bastassem, também temos pequenas curiosidades por trás das câmeras. Por exemplo, o próprio nome do filme! Nos EUA, o nome do filme é “Harry Potter and the Sorcerer’s Stone”, então toda vez que alguém do elenco usava o termo “Philosopher’s” para se referir a pedra, a cena toda era regravada. Que função, hein? 
Não entendeu o motivo? Te explicamos! O título original do livro é “Harry Potter and the Philosopher’s Stone”, mas a editora americana decidiu mudar para “Harry Potter and the Sorcerer’s Stone” na edição lançada nos Estados Unidos, fazendo com que o filme tomasse o mesmo rumo.  
6. Richard Harris, que aceitou o papel para agradar sua neta 
E rolou até chantagem emocional! O nosso querido Dumbledore foi interpretado pelo também querido Richard Harris, que aceitou o papel para agradar sua neta. Isso mesmo, a netinha do Richard disse que se ele não aceitasse o trabalho nunca mais falaria como ele. Realmente, fica difícil negar com uma condição dessas! 
7. A Madame Nora, recebe esse nome graças a obra de Jane Austen “Mansfield Park” 
Da mesma forma que JK coloca seu coração em suas obras, ela também coloca uma pitadinha de suas coisas favoritas. A Madame Nora, gata de estimação e fiel escudeira do zelador Flinch, recebe esse nome graças a obra de Jane Austen “Mansfield Park”. A personagem é viúva e poderia ser descrita como “odiosa”.  
8. O nome de Voldemort vem do francês “vol de mort”  
Por fim, mas definitivamente não menos importante, falaremos sobre a origem do nome de Voldemort, escolhido cuidadosamente pela autora do livro. Ela teria escolhido o nome de origem francesa “‘vol de mort”, que traduzido significa “voo da morte”. Também é dito que JK gostaria que a pronúncia do nome fosse igual a original, sem o “t” do final. Contudo, o pedido foi negado para enfatizar a palavra “morte” no nome do vilão.  

Quantos anos Harry tinha em Pedra Filosofal? 

“Harry Potter é um menino órfão que não sabia que era bruxo”. A história e os personagens da série explicam como Harry entrou nesta situação e como era sua vida. Além do primeiro capítulo, os acontecimentos deste livro ocorrem antes e no ano seguinte do décimo primeiro aniversário de Harry.  

Quanto tempo levou para fazer a franquia do Harry Potter? 

A publicação do primeiro livro completou 25 anos no dia 26 de junho de 2022. De lá para cá houve muitas produções, tanto na literatura, quanto, no cinema. Enquanto os livros foram lançados entre 1997 e 2007, os filmes foram lançados entre 2001 e 2011, sendo adaptações diretas dos livros, exceto do último livro que foi dividido em dois filmes. 
O sucesso da série garantiu mais um material adaptado para a literatura, “Harry Potter and the Cursed Child”, lançado em 2016, que é adaptação de uma série homônima. Já para o cinema, a franquia volta no tempo para mostrar os eventos de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, que até o momento conta com três filmes. 
Com certeza esse compilado de informações serviu para matar a saudade e para aprofundar ainda mais o conhecimento dessa saga que marcou gerações! Que tal pegar uma pipoca e rever o filme?
Skip to content