
Um tema que vem sendo cada vez mais presente nas nossas vidas, a Internet das Coisas promete mudar a rotina das nossas interações
O que é Internet das Coisas?
Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT) – é um conceito que tem ganhado força nos últimos anos, que se refere a conexão global de “objetos inteligentes” pela rede de computadores. Com isso, gera uma comunicação mútua e está cada vez mais presente no mercado como algo que revolucionará o futuro e irá melhorar a vida das pessoas.
Lá em 1980, Mark Weiser lançou a ideia. E mesmo 40 anos depois ela não perdeu a relevância e está cada vez mais presente. “As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano e tornam-se indistinguíveis”.
E não é que é verdade, Seu Mark? Vamos listar aqui quatro exemplos de Internet das Coisa que já estão integradas no nosso meio e nem notamos mais.
1. Smartwatch
Um dos principais exemplos de internet das coisas é o smartwatch. Conectado ao smartphone via IoT, o smartwatch se torna extremamente prático.
Isso porque não só otimiza as funções do celular, como também estende a sua capacidade. Sistemas de monitoramento de batimento cardíaco e de atividades físicas são bons exemplos disso.
2. Smart homes
Nas casas inteligentes os eletrônicos se comunicam com um smartphone para permitir que o usuário gerencie os ambientes na palma da mão. Geladeiras inteligentes, sistemas de compras automáticas, televisão e iluminação são apenas alguns exemplos. Para ir além, o controle pode ser feito via comando de voz!
A fechadura inteligente também é um exemplo bem útil para qualquer ambiente. As smart locks são conectadas à internet por Wi-Fi ou Bluetooth e permitem que portas sejam controladas digitalmente, até mesmo à distância, por seus donos. São capazes de enviar imagens de visitantes ao smartphone do usuário, que por sua vez pode permitir ou não o acesso de onde estiver. Existem diversas marcas comercializando este tipo de solução no mercado.
3.Termostatos
Os termostatos inteligentes, são exemplos muito comum de dispositivos IoT, eles medem a temperatura ambiente e regulam aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores da maneira adequada.
Através da conexão com a internet e capacidade de processamento, eles aprendem com a rotina da família e podem ser controlados à distância por aplicativo.
4. Automação no varejo
Com algumas automações, a Iot permite um maior acesso por parte dos lojistas a informações mais precisas sobre o negócio. Por exemplo, é possível identificar os horários como maior fluxo de clientes, quais as áreas mais frequentadas, qual o público que visita cada uma.
Além disso, é possível, também, acompanhar as variações de estoque e estabelecer estratégias para monitorar e repor as prateleiras.
5. Drones
Já são realidade no campo da IoT, que hoje já consegue torná-los totalmente autônomos por meio de algoritmos de rotas. Sua aplicação vai desde a construção civil até a agricultura 5.0. Nestes casos, eles podem atuar como sensores à distância, que percorrem as propriedades e fornecem dados que proporcionam uma visão mais geral do negócio.
6. Automóveis Conectados
Já existem no mercado inúmeros exemplos de veículos com painéis de conexão à internet e integração com aplicativos populares, como redes sociais e apps de entretenimento.
Mas a revolução da Internet das Coisas promete levar automóveis a outro patamar, permitindo o surgimento de carros inteligentes que dispensam motoristas e inúmeras outras soluções para o transporte público e logística em geral.
Já imaginava que haviam tantas aplicações para a internet fora dos dispositivos convencionais? Agora é começar a explorar as opções e levar a internet com você para qualquer lugar.