Ao contrário do que achávamos quando éramos crianças, os carros voadores ainda não chegaram. Mas ao menos os carros com piloto automático já existem, bem como muitas outras inovações. O que mais vem por aí? Conheça as principais tendências de tecnologia para 2023!
1. Inteligência artificial
A IA é a grande tendência da tecnologia nos últimos anos, mas isso não quer dizer que ela já não seja uma realidade.
Falamos em tendência porque a inteligência artificial ainda tem muito a evoluir, graças ao machine learning (o aprendizado das máquinas), que possibilita que ferramentas que usam IA aprendam cada vez mais sobre o funcionamento de sistemas e o comportamento do usuário para se aperfeiçoarem.
Essa automatização não servirá apenas para responder perguntas em aplicativos, mas sim para uso comercial por parte de lojas, indústrias e negócios do mundo inteiro.
2. Metaverso
Não, não estamos falando de criar um bonequinho virtual para fazer reuniões. Metaverso é o nome adotado para todo tipo de tecnologia imersiva que envolve realidade aumentada (RA, ou no inglês, AR) e realidade virtual (RV, ou VR).
Na prática, essas tecnologias podem mudar a forma como nos relacionamos com o trabalho, com marcas e com as pessoas, já que as empresas estão usando essa inovação para unir em um só o melhor dos mundos virtual e real.
3. WEB3
Sabe o que é a WEB3? Trata-se da nova fase da internet, intimamente ligada à blockchain.
Tentando usar termos menos complicados, essa tendência tem a ver com permitir aos usuários utilizar a internet de uma forma mais descentralizada, mais segura e mais personalizada, seja para compras ou para a criação de perfis online.
4. Computação quântica
Imagine um computador operando um trilhão de vezes mais rápido. Parece impossível, né? Com a computação quântica, não será.
Essa tecnologia já está em desenvolvimento, e a ideia é usar os conhecimentos do mundo quântico para criar partículas subatômicas para processar e armazenar informações, estabelecendo um novo patamar tecnológico para os computadores e sistemas.
5. Robôs humanos
Pode ser assustador para alguns, mas os robôs vão se tornar cada vez mais próximos dos humanos.
Isso tem menos a ver com a aparência, e mais a ver com as capacidades e funções que os humanos desempenham. Receber pessoas, oferecer informações e até mesmo executar tarefas em indústrias são algumas das capacidades que os robôs devem começar a executar — tudo isso com muito apoio das tecnologias de inteligência artificial.
Gostou das informações? Acompanhe tudo sobre o mundo da tecnologia no blog da Ligga.