Confira nossas dicas de como resolver os principais problemas de internet
Dos adeptos do home office aos amantes dos serviços de streaming: a Internet ficou ainda mais indispensável após a pandemia do Covid-19. Foi o tempo, também, em que as pessoas tiveram que lidar com os problemas mais comuns dos provedores de internet. Antes de saber quais são eles, segue o fio que vamos te contar como tudo mudou depois do fatídico fim de 2019.
O home office antes da pandemia
Quase 4 milhões de pessoas já trabalhavam em casa no ano de 2018. Esse número, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de ser grande, está muito longe de retratar o cenário do mercado brasileiro nas atuais conjunturas.
Segundo a pesquisa, a estatística só contemplava 5,2% dos brasileiros (não levando em consideração funcionários públicos e trabalhadores domésticos). Dois anos depois, em 2020, durante o período mais crítico da quarentena, esse número quintuplicou, passando para pouco mais de 20 milhões.
O que mudou depois da pandemia?
A busca por provedores de internet saltou consideravelmente. Só para se ter uma ideia, em 2019, pouco mais de 20% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade não tinha esse acesso, porcentagem que representava, na época, quase 40 milhões de pessoas.
Essa proporção, porém, e como é de se imaginar, inverteu-se totalmente com a chegada da pandemia. Como as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, a demanda por conexão aumentou consideravelmente. Consequentemente a isso, o número de usuários conectados, também. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação.
Problemas mais comuns no home office
Ninguém estava preparado para uma pandemia (obviamente). Nem as empresas, no que diz respeito à estrutura que precisariam disponibilizar para os funcionários que ficariam em casa; nem os funcionários, que não eram acostumadas a este modelo de trabalho e não tinham a conexão ideal para o tipo de função que desempenhavam. Os problemas mais comuns dos provedores de internet, então, se intensificaram. São estes:
-
Velocidade;
-
Distância;
-
Banda Larga;
-
Mudança de tecnologia;
-
Interferência.