O mercado de criptomoedas, apesar de ter sofrido uma expansão significativa, é ainda incerto e volátil. Contudo, com precaução e conhecimento, é possível investir nessa tendência crescente de forma segura.
Pensando nisso, separamos cinco dicas de como você pode evitar golpes com criptomoedas e enriquecer sem medo em 2023. Continue a leitura a seguir e se prepare para bons investimentos!
O que são criptomoedas?
Criptomoedas são moedas digitais que utilizam o blockchain, uma aplicação tecnológica para garantir a segurança e a privacidade de todas as transações digitais. Já tinha ouvido falar nessa tecnologia?
Quais são as moedas mais famosas?
O Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e valorizada, mas, apesar de ter sido a que mais se popularizou nas redes sociais, existem centenas de outras fortes, como a Ethereum, Litecoin e Ripple.
O mercado de criptomoedas é lucrativo?
O mercado de criptomoedas movimenta bilhões de dólares por dia. De acordo com o último levantamento feito em 2022 sobre o setor, estima-se que, em média, 100 bilhões de dólares são movimentados por dia.
É muito dinheiro, certo? Mas as projeções apontam para um crescimento ainda maior nos próximos anos. No entanto, é importante estar ciente dos golpes que existem no mercado de criptomoedas
Quais são os problemas mais comuns com criptomoedas?
Os problemas mais comuns são: esquemas Ponzi, pirâmides financeiras e phishing. Esses golpes tentam se aproveitar da falta de conhecimento das pessoas sobre criptomoedas para roubar seu dinheiro.
É importante fazer pesquisas e entender como funciona a criptomoeda antes de investir, e nunca compartilhar informações pessoais ou financeiras com desconhecidos.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre esse investimento, vamos listar as cinco dicas de segurança para que você não caia em golpes, ao invés de lucrar:
-
Não compartilhar informações pessoais ou financeiras com desconhecidos
Para investir em criptomoedas, muitas pessoas acabam parando em sites que vão obrigar o preenchimento de formulários muito pessoais. Fique atento ao endereço de navegação em que você está e se certifique da sua credibilidade.
-
Fazer pesquisas e entender como funciona a criptomoeda antes de investir
Estudo nunca é demais. Para entrar no mundo dos investimentos em criptomoedas sem correr o risco de levar golpes, procure se informar sobre o mercado e esteja sempre preparado para argumentar contra possíveis golpistas.
-
Não investir em esquemas de “ganhos fáceis” ou “retornos garantidos”
Dinheiro fácil não existe. Essa devia ser uma premissa básica do mercado financeiro, mas, infelizmente, não é. Muitas pessoas preferem acreditar que investimento é sinônimo de dinheiro fácil, mas não é!
-
Verificar a regulamentação e licenças de qualquer plataforma ou empresa antes de investir
Novamente, batemos na tecla da informação. Para quem deseja entrar no mundo dos investimentos, é fundamental verificar se a plataforma que oferece este recurso é licenciada. Mais do que isso, certifique-se de que ela entrega o que promete.
-
Não clicar em links suspeitos ou fornecidos por desconhecidos, especialmente se pedirem informações pessoais ou financeiras