Entenda o que é uma fibra óptica, como se tornou uma ótima alternativa para quem quer uma conexão mais rápida e saiba se proteger contra acidentes ao ter contato com ela
Internet na velocidade da luz: quem imaginou que, um dia, isso finalmente existiria? A fibra óptica chegou para revolucionar a forma como as pessoas se conectam a uma rede, mas existem alguns cuidados que você precisa tomar para evitar acidentes ou mesmo problemas de saúde mais graves ao ter contato direto e indireto com elas. Continue a leitura para saber mais!
O que é uma fibra óptica?
Fibra óptica é um material composto, basicamente, por fios flexíveis e transparentes, quase sempre envoltos por vidro ou plástico processado. A tecnologia foi cunhada pela primeira vez em 1955, pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Um fato curioso sobre elas é que o seu diâmetro é muito semelhante ao de um fim de cabelo humano.
Qual é a função da fibra óptica?
A fibra óptica funciona como um transmissor e condutor de luz, imagens e outros impulsos codificados, como radiação infravermelha e eletromagnética. Engana-se, porém, que ela é apenas explorada no setor de telecomunicações. Por ser bastante resistente a ambientes hostis, o material acaba sendo utilizado, também, nas seguintes aplicações:
-
Industrial;
-
Médica
-
Automobilística;
-
Militar;
-
Construção civil;
-
Logística.
Acontece que, como veremos ao longo do texto, o material ganhou destaque no setor de telecomunicações por ser mais vantajoso economicamente. Continue lendo para saber outros motivos!
Usar fibra óptica é vantajoso?
Existe uma diferença grande entre os cabos de cobre convencionais e os de fibra óptica. A primeira categoria consegue chegar à velocidade de até 30Mb, mas é facilmente ultrapassada pela segunda, que, se explorada ao máximo o seu potencial, pode atingir até 500 Mb de velocidade. Outras vantagens são:
-
Performance mais constante;
-
Maior segurança;
-
Instalação prática;
-
Alta resistência a temperaturas extremas;
-
Sem impacto de campo magnético;
-
Mais leveza no material;
-
Tráfego de dados mais potente;
-
Velocidade fora do padrão.