• descrição resumida para o site todo

X

4 cuidados com a fibra óptica

09/09/2022 às 19:47

TECH

cabo de fibra óptica

Entenda o que é uma fibra óptica, como se tornou uma ótima alternativa para quem quer uma conexão mais rápida e saiba se proteger contra acidentes ao ter contato com ela 

Internet na velocidade da luz: quem imaginou que, um dia, isso finalmente existiria? A fibra óptica chegou para revolucionar a forma como as pessoas se conectam a uma rede, mas existem alguns cuidados que você precisa tomar para evitar acidentes ou mesmo problemas de saúde mais graves ao ter contato direto e indireto com elas. Continue a leitura para saber mais!  

O que é uma fibra óptica? 

Fibra óptica é um material composto, basicamente, por fios flexíveis e transparentes, quase sempre envoltos por vidro ou plástico processado. A tecnologia foi cunhada pela primeira vez em 1955, pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Um fato curioso sobre elas é que o seu diâmetro é muito semelhante ao de um fim de cabelo humano.  

Qual é a função da fibra óptica?    

A fibra óptica funciona como um transmissor e condutor de luz, imagens e outros impulsos codificados, como radiação infravermelha e eletromagnética. Engana-se, porém, que ela é apenas explorada no setor de telecomunicações. Por ser bastante resistente a ambientes hostis, o material acaba sendo utilizado, também, nas seguintes aplicações: 

  1. Industrial;

  2. Médica

  3. Automobilística; 

  4. Militar; 

  5. Construção civil; 

  6. Logística.

Acontece que, como veremos ao longo do texto, o material ganhou destaque no setor de telecomunicações por ser mais vantajoso economicamente. Continue lendo para saber outros motivos!  

Usar fibra óptica é vantajoso?  

Existe uma diferença grande entre os cabos de cobre convencionais e os de fibra óptica. A primeira categoria consegue chegar à velocidade de até 30Mb, mas é facilmente ultrapassada pela segunda, que, se explorada ao máximo o seu potencial, pode atingir até 500 Mb de velocidade. Outras vantagens são: 

  1. Performance mais constante; 

  2. Maior segurança;  

  3. Instalação prática; 

  4. Alta resistência a temperaturas extremas; 

  5. Sem impacto de campo magnético; 

  6. Mais leveza no material; 

  7. Tráfego de dados mais potente;  

  8. Velocidade fora do padrão.  

Viu só como a fibra óptica pode oferecer uma internet rápida e de qualidade? Mas fique atento: no dia a dia, alguns cuidados com ela são fundamentais para garantir que o seu bom funcionamento seja contínuo, além de evitar problemas de saúde e acidentes graves. Confira a seguir!  

Cuidados com a fibra óptica 

1. A fibra óptica rompeu? Não pegue os caquinhos com as mãos!  

Os cacos da fibra óptica são afiados e podem acabar perfurando a pele. Por isso, é importante colocar os cacos dentro de um recipiente antes de jogá-los no lixo, assim como fazemos quando quebramos um copo, por exemplo.  

2. Mantenha limpo o local onde está a fibra óptica  

Ao entrar em contato com a fibra óptica, a sujeira pode causar danos nos cabos. Portanto, é recomendável deixar o local onde estão os cabos de fibra óptica sempre limpos.  

3. Cuidado com os pet’s! 

Se você tem um cachorro, gatinho, papagaio, periquito, jacaré, capivara ou qualquer outro pet em casa, é importante deixá-lo longe dos cabos de fibra óptica. Afinal, eles podem roê-los e acabar rompendo a fibra óptica, se machucando com os caquinhos, também.  

4. Evite olhar diretamente para a ponta da fibra óptica  

A radiação da luz transmitida dentro da fibra pode causar sérios problemas aos nossos olhos, até mesmo cegueira. Por isso, sempre que estiver com a fibra óptica em mãos, não a segure com as pontas direcionadas para os seus olhos. 
E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para não perder nossas próximas novidades! Também não deixe de entrar em contato pelo 0800 41 41 810 em caso de dúvidas sobre o uso, manutenção e funcionamento da fibra óptica de sua utilização. 
Skip to content