Os games mobile são uma ótima opção para quem quer jogar online com os amigos
O que você faz para melhorar o sinal do Wi-Fi quando ele começa a oscilar? Mexe nas antenas do modem, desliga e liga o aparelho ou desconecta e conecta da rede Wi-Fi no seu celular, não é mesmo?
Se o seu sinal de Wi-Fi oscila com frequência e você fica na função de desconectar e conectar-se novamente à rede, é preciso rever algumas coisas – como o posicionamento do seu roteador de Wi-Fi, por exemplo. Veja essa e outras dicas para melhorar sua conexão no texto abaixo!
Como funciona o Wi-Fi?
Wi-Fi é o nome popular para a tecnologia IEEE 802.11, que significa conexão sem cabo entre dispositivos. Termo inglês para “sem fio” – é basicamente a forma como a gente conhece a internet hoje em dia.
O sinal de Wi-Fi funciona por ondas de rádio. O roteador recebe os sinais, decodifica-os e depois os envia por meio de uma antena. Eles se propagam por um determinado espaço, que pode chegar a até 300 metros.
Ou seja: para que seu computador, tablet, smartphone ou smart TV se conectem à internet Wi-Fi, é preciso estar dentro do espaço de propagação das ondas. Inclusive, essa área é conhecida por hotspot.
Como melhorar o sinal do Wi-Fi?
Agora que você já entendeu o básico de como funciona o seu sinal de internet sem fio, é mais fácil de compreender que existem formas para melhorar a sua experiência ao acessar a internet. Separamos algumas dicas especiais. Confira!
1. Posicionar o roteador num local adequado
Uma vez que o sinal do Wi-Fi funciona como ondas de rádio, ele sofre alterações à medida que se distancia do emissor ou quando encontra barreiras no caminho. Por isso, se o seu roteador está dentro de um nicho da estante no último quarto da casa, é bem provável que a internet fique muito mais fraca na cozinha.
Portanto, a primeira dica para melhorar o sinal de Wi-Fi é encontrar um lugar adequado para instalar seu modem. Um espaço aberto e mais central permite que o sinal se espalhe de maneira uniforme – o que permite uma conexão mais eficiente em qualquer ambiente.
2. Certificar-se de que os vizinhos não estão usando seu sinal
A menos que você queira quebrar um galho para o vizinho que pediu sua internet emprestada, a dica é bloquear a conexão para terceiros. Afinal, quanto mais dispositivos navegando por meio do mesmo roteador, mais comprometido o sinal tende a ficar.
Aqui, portanto, o passo básico é não deixar seu sinal de Wi-Fi aberto – ou seja, crie uma senha. Outra dica é, de tempos em tempos, alterá-la. Além disso, é sempre interessante não dar um nome muito óbvio para sua rede – por exemplo, “Rede do (seu nome)” ou “Casa número (número da sua casa ou apartamento)”. Desse jeito, sua rede chamará menos atenção de quem está por perto e quer um pouco do sinal.
3. Instale um repetidor para aumentar o alcance
Outra forma de melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa é por meio de um repetidor. Esse equipamento recebe o sinal do roteador e o amplifica, para que tenha mais alcance. Por exemplo: se o seu roteador foi instalado na sala e no seu quarto o sinal chega fraco, é possível posicionar o repetidor numa área que fique no meio do caminho entre os ambientes.
Claro que é sempre recomendável contar com o serviço de profissionais e comprar aparelhos que têm garantia. Vale a pena lembrar que o repetidor de sinal tem que ser compatível com a velocidade de internet contratada.
Internet oscilando muito: o que pode ser?
Você já tentou os truques acima, mas não consegue melhorar o sinal do Wi-Fi e a conexão parece oscilar demais? Veja algumas possibilidades do que pode estar acontecendo.
1.Muito metal envolvido
Você já percebeu que no banheiro o sinal do Wi-Fi fica um pouco menos poderoso – e, às vezes, a própria conexão oscila? Uma explicação está na quantidade de materiais metálicos e reflexivos no ambiente. Azulejo, espelho, chuveiros, torneiras, porta-toalhas e até mesmo a água, quando juntos, podem interferir na propagação das ondas do roteador.
2.Muitos aparelhos conectados
Por isso, no tópico anterior, citamos sobre a importância de manter senha na conexão, trocá-la com frequência e certificar-se de que o nome da sua rede é o mais discreto possível. Quanto mais dispositivos conectados e consumindo a internet, mais fraco o sinal pode ficar e isso contribui, de certa forma, com a oscilação.
3.Bluetooth ligado
Não é tão comum de acontecer, mas o Bluetooth pode interferir nas ondas de internet vindas do seu roteador. Por isso, não custa desligar essa conexão quando o sinal Wi-Fi estiver enfraquecido ou oscilando.
4.Problema da operadora
Se nada está funcionando, talvez o problema seja com a sua operadora de internet. Aqui, alguns pontos podem ser considerados: velocidade da internet e qualidade da conexão. Para verificar a velocidade, você pode fazer um speedtest da Ligga Telecom. Basta entrar no site e iniciar a verificação, que deve mostrar a velocidade de download e upload.
Tudo certo? Então, entre em contato com sua operadora para verificar se há algum problema na conexão que chega até seu modem.
Como melhorar sinal de Wi-Fi no meu celular?
Agora que já temos uma visão geral de como o Wi-Fi funciona na sua casa, uma boa coisa a se fazer é dar conferida nos detalhes que melhoram o sinal para o seu celular. Confira.
-
Opte pela frequência 5 GHz;
-
Saiba onde o sinal é forte ou fraco;
-
Verifique se a capa do dispositivo interfere no sinal;
-
Atualize seu dispositivo;
-
Limite o número de dispositivos;
-
Apague conexões que não são mais usadas;
-
Apague aplicativos sem uso;
-
Saiba qual a melhor rede disponível.