
Saiba porque ter um planejamento financeiro é fundamental e como você pode aplicar nossas dicas para sair do vermelho ainda este ano!
Você tem controle sobre o seu dinheiro? Ter uma boa educação financeira é fundamental para quem não quer ter que lidar com desgastes indesejados. Pensando nisso, trouxemos uma lista com 16 apps que vão te ensinar a administrar o seu salário de uma forma mais responsável. Antes, que tal a gente tentar entender como você chegou nessa situação?
Porque estou endividado?
A maioria das pessoas acredita que só um salário alto é capaz de impedir um problema financeiro. O desemprego, de fato, é um motivo muito recorrente para grande parte das pessoas que estão endividadas no Brasil, O Datafolha, porém, no primeiro semestre de 2022, concluiu que 63% dos brasileiros, de todas as classes sociais, estão nessa situação.
Então, se o assunto não tem tanto a ver assim com casas decimais a mais ou a menos, como a maioria imaginava, qual é o motivo para tantas pessoas acumularem contas e mais contas sem pagar? A Ligga separou uma lista de outras possíveis causas que você precisa estar atento e talvez possa se identificar. Confira logo abaixo:
-
Consumo excessivo;
-
Empréstimos sem necessidade;
-
Acesso fácil ao crédito;
-
Reserva de emergência negligenciada;
-
Excesso de parcelamentos;
-
Falta de uma renda extra;
-
Empréstimo de nome;
-
Falta de educação financeira.
Como ter uma boa educação financeira?
Como vimos por último na nossa lista, mas não menos importante, educação financeira é um tema que precisa de bastante atenção. Por isso, montamos uma lista de atitudes básicas que você pode tomar para evitar que o seu problema financeiro vire uma bola de neve sem fim. Acompanhe!
-
Não compre por impulso;
-
Pesquise sobre finanças;
-
Substitua o cartão de crédito;
-
Atualize-se sempre sobre sua conta bancária;
-
Priorize os empréstimos com amigos e familiares;
-
Não faça dívidas para pagar outras dívidas;
-
Estude seu score de crédito regularmente;
-
Use aplicativos de celular para se organizar.
O que muita gente não sabe, é que o celular também pode servir como facilitador para os endividados. Existem, atualmente, uma infinidade de aplicativos para os sistemas IOS e Android com funcionalidades interessantes. Nós separamos 16, cada um com a sua particularidade e finalidade. A seguir, decida qual deles se encaixa melhor com seu estilo!
1. Mobills (web, Android e IOS)
O Mobills pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo por conta do armazenamento em nuvem e sincronização. Além disso, ele possui controle em tempo real das suas finanças, por meio de gráficos das suas despesas e relatórios diários.
2. Organizze (Android e IOS)
Sem necessidade de acesso à internet e com a oportunidade de controlar mais de uma conta, o Organize permite que você separe categorias e subcategorias de gastos, bem como o demonstrativo dos lançamentos de todo mês.
3. Wallet (web, Android e IOS)
No Walltet tudo é possível, desde lançamentos de seus rendimentos e gastos até o compartilhamento familiar de dados. Ele ainda permite um gerenciamento de informações por meio de gráficos e oferece dicas para auxiliar na jornada do consumidor.
4. Orçamento fácil (Android e IOS)
Como o próprio nome indica, o Orçamento Fácil tem como foco trabalhar com o gasto intuitivo e personalizado. Ele ainda conta com uma seção específica de cartões de crédito em mais de 90 moedas diferentes para você estudar e se inteirar todos os dias.
5. GuiaBolso (Android e IOS)
O GuiaBolso é um aplicativo que serve para centralizar as informações de todos os seus cartões de crédito. Esse app, além de ser reconhecido por sua integração, ainda propicia ao seu usuário uma plataforma centralizada de todo orçamento. Vale a pena conferir.
6. Expense IQ (Android)
O Expense IQ possui uma linguagem mais técnica, porém em nenhum momento fica para trás. Possui capacidade de produzir, automaticamente, fluxo de caixa mensal, relatórios e separação de despesas. Seu único defeito é estar em somente uma plataforma.
7. Spendee (web, Android e IOS)
Se você é do pessoal que aprende melhor através do visual, deve testar esse app. Através de design simples e controles intuitivos, ele ajuda o usuário a entender sua fonte recorrente de gastos.
8. Fortuno (Android)
O Fortuno é outro app que acredita que a customização é o melhor caminho a ser seguido. Assim como seus “concorrentes”, ele também possui geradores automáticos de gráficos e receitas e, também, calcula despesas futuras. Similarmente ao Expense IQ, ele é exclusivo para os usuários Android.
9. Toshl Finanças (Android e IOS)
Interessante e intuitivo, o Toshl é um app de controle financeiro que possui um diferencial: a possibilidade de usar moeda digital como moeda principal. Igualmente, possui gráficos e sincronização, inclusive exportação de planilha do Excel e avisos de gastos excessivos durante o mês.
10. CoinKeeper (Android e IOS)
Ele é colorido, útil e voltado para o gerenciamento de finanças pessoais. Você pode mudá-lo como bem entender, mas saiba que, ao gastar demais, as cores irão mudar para que você nunca se perca nas contas. Ideal para os desatentos.
11. Money Lover (Android e IOS)
Também voltado para o pessoal, o Money Lover trabalhar através de categorias recorrentes do valor mensal, possibilitando uma vista ampla da vida financeira. Um detalhe interessante é o Modo Viagem, que te permite planejar e controlar o orçamento planejado, legal né?
12. Wisecash (Android)
Tem dificuldade de lembrar de pagar aquele boleto e sempre acaba nos juros? Deixa que o Wisecash resolve. O app permite agendamentos e é uma plataforma muito útil para quem quer iniciar o planejamento financeiro.
13. Minhas Economias (Android e IOS)
O app Minhas Economias está de olho no futuro, mandando notícias do mundo das finanças e agendando pagamentos que ainda deverão ser feitos. O app trabalha de forma simples e eficaz.
14. Monefy (Android e IOS)
Quer ver os gastos por dia? Por mês? Por ano? Aqui você escolhe a periodicidade que deseja ver seu orçamento, e o melhor de tudo: você pode preenchê-lo apenas com as despesas. Ele também dispõe de gráficos e tabelas informativas.
15. Finance (Android e IOS)
Assim como o Wisecash, o Finance é recomendado para os iniciantes devido a sua navegabilidade básica e intuitiva. Seu intuito é instituir um plano financeiro através de gráficos e receitas geradas mensalmente.
16. Money Manager (Android e IOS)
Esse app coloca em uma planilha tudo que entra e tudo que sai, incluindo os depósitos feitos em sua conta, e te dá a capacidade de controlar seguros, salários e prazos. Além disso, é preciso de uma senha de segurança para acessar o acesso de todos os dados.
E aí, vai começar a investir no seu dinheiro? Corre pra achar o seu app preferido e não ficar no vermelho.