• descrição resumida para o site todo

X

10 dicas para curtir o verão no litoral do Paraná

12/09/2022 às 11:37

PLAY

uma pessoa andando na areia aproveitando o verão no litoral do Paraná

Não sabe ainda o que fazer e nem para onde ir no fim do ano? Separamos uma lista com passeios indispensáveis para quem mora no Paraná ou deseja visitar o litoral local!  

Quem disse que férias de verão de verdade só existe viajando para longe? Com mais de 100 quilômetros de extensão, nove municípios e vários balneários, as cidades litorâneas paranaenses têm tudo que você precisa para deixar o seu verão ainda mais divertido.  

O litoral paranaense é perfeito para quem deseja sair e aproveitar o descanso de fim de ano sem precisar percorrer vários quilômetros de distância. Quer ver? A seguir, confira 10 dicas de passeios para fazer no litoral do Paraná nas férias de verão!  

1. Passeios culturais 

Em Antonina e Morretes, você pode apostar em uma caminhada pelas construções, bacias e ruinas históricas. Outra possibilidade, agora em outra cidade, é visitar o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, para fotografar e colecionar recordações.    

2. Passeio de trem 

O trajeto de trem para Morretes ou Antonina é uma atração clássica do litoral paranaense. Ele passa pela Serra do Mar, que tem picos com mais de 1,5 mil metros de altura e esbanja as belezas da Mata Atlântica com árvores, grutas e cascatas.  

3. Passeio pelos mercados municipais 

Passear pelo Mercado do Artesanato e o Mercado Municipal do Café, em Paranaguá, são programações indispensáveis para quem quer saborear um bom café da tarde e comprar uma lembrancinha litorânea. Para comprar ou consumir peixes e camarões frescos, o Mercado da Praia, em Guaratuba, é perfeito. 

4. Passeio pelas montanhas 

No litoral paranaense, estão as principais montanhas do estado, como o Conjunto Marumbi, em Morretes, e o Parque Estadual Pico Paraná, em Antonina. Além disso, as pedras da Ilha do Mel são uma ótima opção para quem deseja subir e descer boas alturas praticando a escalada.   

5. Passeio pela culinária 

Em Morretes, você pode experimentar o famoso barreado, prato típico do Paraná. Já em Antonina, a indicação é que você não deixe de provar o peixe na telha. Para os apreciadores de moluscos, em Guaratuba, o Caminho das Ostras é a pedida certa.  

6. Passeio de rapel e parapente 

Não precisa voar para olhar o litoral do alto. Você também pode subir cachoeiras de rapel em lugares como o Salto da Fortuna, em Morretes. Mas, ainda assim, se quiser ter a sensação de criar asas, os passeios de paraglider, do Morro do Boi, são uma indicação indispensável para turistas que passarem por Matinhos.   

7. Passeio de bicicleta 

Os passeios de bicicleta pelo litoral paranaense reservam aos turistas surpresas que só a natureza local pode oferecer.  A dica, para quem quer se aventurar no ciclismo, é não deixar de passar pela Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, ou pela antiga e famosa Ilha do Mel para aproveitar a paisagem enquanto pedala.   

8. Passeios a pé 

Para quem prefere roteiros a pé, as orlas das praias dão direito a caminhadas bem tranquilas. Já os recantos naturais, como o Caminho do Itupava, em Morretes, e o Parque Nacional do Superagui, em Guaraqueçaba, são trajetos perfeitos para andar cercado de verde e embalado pelo canto dos passarinhos.   

9. Passeio de rafting 

Já quem tem vontade de se molhar na água doce, pode descer o Rio Cachoeira, em Antonina, e se refrescar de um jeito bem aventureiro! Os tickets para quem deseja arriscar nessa aventura estão de R$ 90 para adultos e R$ 55 para crianças, e o tempo médio de duração de toda a atração é de 2 horas.  

10. Passeio extra 

 No 10º lugar da nossa lista, estão os passeios pelas areias do litoral. Essa é uma boa pedida para quem deseja unir um pouco da natureza dos mares, a caminhada matinal e a comida dos quiosques sem precisar gastar muito para isso.  
Mas atenção: tome alguns cuidados quando for curtir suas férias nessas regiões litorâneas, sobretudo nas épocas de fim de ano.  

Cuidados que você precisa tomar com:  

Seus pertences eletrônicos 

Preste atenção a atitudes simples que, se negligenciadas, vão impactar negativamente a sua viagem. Deixe seu celular, tablet ou qualquer outro dispositivo longe da exposição luz solar, guarde-os antes de mergulhar no mar e evite derramar líquidos que forem consumidos na areia.  

Sua saúde  

Infelizmente, apesar de ser lindo, o litoral paranaense ainda sofre com o mar sujo em algumas regiões específicas. Por isso, não hesite em consultar as unidades de saúde locais para saber qual água é ou não indicada para o nado. Ao mergulhar, evite manter a boca aberta, e lave sempre as mãos e o corpo nos chuveiros disponíveis ao ar livre.  

 Sua segurança 

A comum aglomeração de turistas e pessoas nas calçadas, somados ao relaxamento natural dos banhistas que descansam, são facilitadores de roubos e furtos, os famosos arrastões. Por isso, tome cuidado ao caminhar pela orla e esteja sempre atento aos aparelhos eletrônicos ou objetos de valores quando sair de casa. 
Também é importante estar atento à sua segurança e integridade física. É muito comum nessas épocas de fim de ano que aconteçam encontros com bebidas alcóolicas. O uso excessivo pode acarretar em confusão. Por isso, para evitar brigas ou ressacas prejudiciais, beba com moderação e vire o ano com responsabilidade.  
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para não perder nossas próximas indicações e novidades!
Skip to content