• descrição resumida para o site todo

X

10 dicas para a bateria do celular durar mais

11/08/2022 às 13:48

TECH

dicas para a bateria do celular durar mais

Sabemos que ficar sem o aparelho é complicado, por isso preparamos uma lista com dicas para a bateria do celular durar por mais tempo 

Companheiro de sala de espera, assistente de tarefas diárias, assessor de trabalho, amigável fuga dos momentos embaraçosos em reuniões de família: estamos falando dele, nosso amado smartphone! Saiba como fazer a bateria do seu durar mais e não fique mais na mão:

1. Mantenha a carga sempre entre 20 e 80%

As baterias não são mais de níquel como antigamente – são de lítio, isso significa que descarregar ou carregar tudo pode desgastar o material. Resultado: a bateria dura menos. Portanto, a dica para aumentar a durabilidade é evitar descarregar a bateria completamente, ou manter carregando depois de 100%.

2. Use somente carregadores originais

Se o carregador original foi perdido ou quebrado, não pule para um genérico. Os cabos do fabricante do seu celular têm configurações técnicas compatíveis com a bateria – os genéricos podem até funcionar, mas como não são feitos sob medida, tendem a diminuir a vida útil dela.

3. Evite carregar o celular no computador

As correntes que passam pelas entradas USB do computador e celular oscilam bastante – e essa mudança pode aumentar a temperatura, fator que diminui a vida útil da bateria. Só pra gente ter noção do perigo, um estudo na área mostra que ela perde até 65% da capacidade quando exposta a temperaturas acima de 40ºC. 

Por isso, carregue na tomada, onde as correntes são muito mais estáveis e a temperatura não aumenta a tal ponto.

4. Retire o brilho automático

A parte relacionada à iluminação do seu celular consome bastante energia. Quando o brilho da tela está no automático, ele gasta mais bateria por dois motivos: a intensidade muda a cada mudança de claridade do ambiente, e porque o brilho pode estar bem acima do necessário. 

Para essa parte, a sugestão é desativar o brilho automático. Assim, ele não muda sozinho e você pode deixar mais baixo.

5. Configure a luz de fundo

A luz de fundo é o tempo que o celular fica com o brilho ativo depois que você para de mexer. O ideal é configurá-la para menos de 30 segundos – ou seja, depois desse período sem toque, a tela apaga automaticamente.

6. Configure programas em segundo plano

Alguns programas, mesmo que retirados do segundo plano, continuam funcionando – apps de meteorologia que atualizam de hora em hora, ou localização, por exemplo. Para a bateria durar mais, a saída é configurar cada um deles de acordo com a necessidade. 

Ative a localização quando você realmente vai usar o gps, deixe o Wi-Fi ligado somente para se conectar a uma rede e configure a previsão do tempo para atualizar uma ou duas vezes por dia.

7. Desligue o modo vibrar

A vibração do seu celular precisa ser forte para garantir um movimento perceptível em diversas situações. Usar sons para toques e notificações é uma opção mais adequada para quem quer o máximo de economia de energia possível, pois o gasto de energia é menor para carregar e emitir o som do que para o motor vibrar o aparelho. Ou seja, desligue a vibração nas situações em que puder.

8. Use o modo economia da bateria

É comum, pelo menos para os usuários do Android, que o smartphone avise que recurso de economia de energia está disponível quando a bateria está acabando. Mas o recurso está sempre disponível e pode ser ativado em qualquer momento, muito útil para quem quer economizar bateria.

9. Apague apps que consomem bateria

Sabe aquele aplicativo que você baixou e usou uma vez e nunca mais abriu? Saiba que ele pode estar consumindo recursos do seu smartphone, inclusive sua bateria. Uma dica adicional, os dispositivos contam um relatório que informa os aplicativos menos usados, vale conferir.

10. Escolha um papel de parede adequado

Há quem diga que usar uma imagem com poucas cores é a melhor opção, mas talvez não seja para tanto. Nossa dica é para evitar os wallpapers animados, no caso de dispositivos que contam com essa opção. O mesmo serve para o uso de widgets, que consomem mais processamento, consequentemente mais bateria. 

É possível recuperar a saúde da bateria? 
Como dissemos anteriormente os aparelhos mais novos têm baterias de íons de lítio (Li-Ion), e isso traz algumas vantagens em relação às baterias de níquel, incluindo o fim do efeito memória. Dessa forma, a capacidade de carga retida não deve mais cair de forma abrupta, e o que acontece é apenas um desgaste natural do componente ao longo dos anos. 
Portanto, não há um método efetivo para recuperar a saúde total da bateria. E como os tanques de bateria não são removíveis pelos usuários, a solução é fazer a troca em uma assistência técnica de confiança.
Skip to content